quarta-feira, maio 6

Projeto da CPRM gera dissertação de mestrado

O mestre Marlon Coutinho, o orientador Éber Pinto
e a banca examinadora 
Com o título “Avaliação do Desempenho da Modelagem Hidráulica Unidimensional e Bidimensional na Simulação de Eventos de Inundação em Colatina/ES”, no dia 30 de abril, o pesquisador em Geociências da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg/BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marlon Marques Coutinho fez a defesa pública da sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Sob a orientação do professor e pesquisador em Geociências da SUREG/BH, Éber José de Andrade Pinto, a dissertação foi elaborada dentro de um projeto da CPRM de definição da planície de inundação da cidade de Colatina, cujo produto já se encontra disponível na página da CPRM (SACE-Manchas de Inundação) e o relatório final encontra-se em fase de formatação. 

Marlon Coutinho durante a defesa
da dissertação de mestrado
Colatina é um dos 15 municípios beneficiados pelo Sistema de Alerta de Enchentes da Bacia do Rio Doce em operação há 18 anos pela Sureg/BH.
Este produto constitui numa excelente ferramenta para a Defesa Civil no gerenciamento da inundação e para a gestão territorial, indicando a área inundada da cidade para diferentes níveis do rio Doce.

A comissão examinadora foi constituída pelos professores/doutores: Orientador: Éber José de Andrade Pinto - da UFMG. Examinadores: Roberto Cézar de Almeida Monte-Mor, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Márcia Maria Lara Pinto Coelho, da UFMG; Márcio Benedito Baptista da UFMG; e Luiz Rafael Palmier, da UFMG.