sexta-feira, maio 8

Novas tecnologias sobre a Física do Solo são apresentadas em encontro

Mesa de abertura 3º Encontro Brasileiro de Física do Solo

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou, no período de 4 a 8 de maio, em Curitiba-PR, do 3º Encontro Brasileiro de Física do Solo (3rd Brazilian Soil Physics Meeting). Promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento oferece trabalhos relacionados ao tema apresentados por professores, pesquisadores e pós-graduandos da área de Física de Solos do Brasil e de outros países.

Assuntos atuais que envolvem a comunidade científica internacional de física de solo são discutidos no encontro, entre eles as tecnologias de monitoramento de unidade no solo e estimativa de atributos hidráulicos, bem como a oportunidade de discussão de conceitos de algumas propriedades básica em física de solos como a capacidade de campo.

A CPRM levou ao encontro três temas: Estudo de proposição de um sistema de classificação estrutural dos vazios dos solos; Banco de dados físico-hídrico de solos no Brasil e Desenvolvimento de funções de pedotransferência para predição de atributos hidráulicos do solo no território brasileiro. Todos os trabalhos fazem parte de teses de doutorado de pesquisadores do Departamento de Hidrologia (DEHID).

A pesquisadora em Geociências da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) da CPRM, Marta Vasconcelos Ottoni, que participou da solenidade de abertura do evento, ressaltou que as apresentações proporcionaram uma interação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros. “Isso pode ser um facilitador no estabelecimento de futuros acordos de cooperações para aperfeiçoamento técnico-instrumental dos funcionários da empresa”, disse.


Os palestrantes nacionais e internacionais contribuíram com diversas sugestões e abordagens de novas perspectivas de metodologia de trabalho. Além das apresentações orais, o evento também contou com sessões pôsteres onde foram expostos trabalhos de 120 participantes, entre alunos de graduação e pós-graduação