quinta-feira, maio 21

Grupo de Trabalho da Lei de Acesso à Informação propõe melhorias no atendimento ao cidadão

Grupo de trabalho debate novas ações 

O Grupo de Trabalho da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) da CPRM se reuniu, na quarta-feira (13/5), para discutir novas ações que permitam aprimorar o atendimento das solicitações recebidas pelo Sistema de Informação ao Cidadão (SIC). O encontro ocorreu no escritório do Rio de Janeiro e tratou de temas como a classificação das informações, a responsabilidade dos servidores públicos nas respostas aos cidadãos e a gestão de documentos.

A lei, que entrou em vigor em 2012, tem como intuito tornar clara e transparente a administração pública. Ela dispõe ao cidadão informações das empresas que não são classificadas como sigilosas. Desde 2014, a Ouvidoria está com a responsabilidade de monitorar a implementação da Lei na CPRM.

Com os vários avanços conquistados nos três anos de prática, foram criados os objetivos permanentes para aperfeiçoar o sistema.  A divulgação do maior número possível de informação pública no sítio da CPRM e a redução no prazo de retorno aos protocolos recebidos pelo SIC são alguns dos exemplos.

Para isso, além de ações administrativas, foi organizada uma capacitação aos principais gestores que recebem e devem responder aos pedidos dos cidadãos.

Para a autoridade responsável pela Lei de Acesso à Informação (LAI), ouvidora Cinara Santos, o papel do agente público comprometido com a transparência e acesso é essencial para o sucesso e eficácia da lei, já que ela traz uma nova cultura de informação para todos que trabalham na CPRM e demais órgãos.

Participaram da reunião os representantes da Presidência, José Castellano e João Dias; da DAF, João Orban; da DHT Helion França; da DGM Marcelo Almeida; do DRI, Fernando Carvalho; além da responsável pela LAI, Cinara Santos e a gestora do SIC, Claudia Lopes.