quarta-feira, abril 1

Superintendência de Salvador celebra o dia 21 de Março


Exibição do documentário “A cor do trabalho”
No dia 31 de março, na Superintendência Regional de Salvador (Sureg-SA), o Comitê Regional de Pró-Equidade de Gênero e Raça, realizou um encontro em atenção ao Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado, em todo o mundo, no dia 21 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória, reconhecimento e justiça à População Afrodescendente.

Na ocasião, foi exibido o documentário “A Cor do Trabalho”, dirigido pelo cineasta Antônio Olavo, e retratou as condições da população afrodescendente desde sua chegada ao Brasil, a percepção sobre a exploração de que estavam sendo submetidos, na consolidação dos laços familiares, religiosos e culturais para o fortalecimento do movimento e da resistência negra enquanto referência e baliza para as gerações futuras.


O gerente de Administração e Finanças (Gerafi-SA),
Renato Andrade, fez a abertura do evento
A presença do diretor, experiente em retratar a história do povo negro no cinema, deixou o debate relevante. Diversos depoimentos foram verbalizados e os empregados presentes teceram fatos de extrema importância a ponto de levantar discussões polêmicas e emocionadas.

O cineasta, ao final, teceu elogios ao comportamento e as condutas tomadas durante as discussões entre os empregados. Ele destacou o respeito às opiniões que, de modo ou outro, divergiam, mas em consenso, as réplicas e as tréplicas se equilibravam na manutenção da diversidade. “Nós não somos todos iguais. Temos nossas diferenças e elas devem ser respeitadas como são”, destacou Olavo.


Gratificada com a repercussão e debate, a Comissão Regional de Gênero e Raça reafirma não medir esforços para que temas não só raciais, mas de gênero estejam sempre presentes nas discussões de corredores ou de cafezinhos. “A pauta não deve ser transformada em tabu. O contato com estes assuntos não deve continuar interditado”, explicou Telma Videro, coordenadora do Comitê Regional em Salvador.

O cineasta Antônio Olavo respondendo as perguntas dos participantes
Funcionários assistem ao documentário