quarta-feira, abril 1

Coordenação de Acreditação do INMETRO renova atestado de funcionamento do LAMIN

Élida Posidente, coordenadora da Qualidade da Rede LAMIN
 de laboratórios

O Laboratório de Análises Minerais (LAMIN-RJ) recebeu, em fevereiro, da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE-INMETRO), o reconhecimento formal de que o laboratório atende aos requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com segurança. O LAMIN-RJ faz parte da rede de laboratórios do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

A acreditação de laboratórios, segundo os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005, é aplicável à laboratórios de calibração e de ensaios. A CGCRE concede a avaliação de conformidade para os que realizam serviços de calibração e/ou ensaios em instalações permanentes, móveis, e/ou de clientes.

Segundo a coordenadora da Qualidade da Rede LAMIN, Élida Posidente, essa renovação do escopo de acreditação é muito importante, pois representa o reconhecimento da competência do laboratório e a garantia da qualidade do trabalho para os seus clientes.

“O esforço e a dedicação da equipe de técnicos, analistas e administrativos foram decisivos para alcançar o objetivo. Foi o compromisso de todos com o processo de avaliação que resultou no êxito obtido. A nossa meta é que a cada avaliação consiga aumentar esse escopo para outros ensaios. Nós tínhamos cinco ensaios acreditados mais a amostragem, hoje nós estamos com seis ensaios acreditados mais a amostragem”, disse Élida.

O LAMIN-RJ está acreditado desde 2010, mas em função de uma reforma nas suas instalações, foi necessária uma suspensão no período de fevereiro até dezembro de 2014. Em dezembro de 2014, os avaliadores da CGCRE estiveram no LAMIN realizando a avaliação para a retomada da acreditação e extensão do escopo. A avaliação durou cinco dias e contou com três avaliadores.


O escopo de acreditação do LAMIN-RJ (matriz, parâmetros, limites de quantificação e metodologias utilizadas) pode ser visualizado na página do INMETRO através do link http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0465.pdf.