segunda-feira, março 23

Treinamento qualifica profissionais em análises sedimentométricas

Técnica em Geociências da Sureg-BH, Denise Lemos Dias, demonstra técnicas de concentração de sedimentos

Promovido pelo Laboratório de Análises Minerais da CPRM (Lamin-BH), realizou-se de 16 a 20 de março, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), um treinamento em análises sedimentométricas. O curso visou qualificar profissionais que atuam na área de hidrossedimentologia em análises sedimentométricas.

O treinamento constou de aulas teóricas e práticas de laboratório com temas voltados para motivar os profissionais para práticas analíticas, metrológicas e de controle de qualidade adequadas às análises sedimentométricas.

Durante os cinco dias de treinamento, os participantes aprenderam a determinar a concentração de sedimento em suspensão pelos métodos filtração e evaporação; a granulométrica pelos métodos peneiramento, pipetagem, retirada pela base, acumulação visual e espalhamento a laser; estabelecer o controle de qualidade analítica aplicado em análises sedimentométricas; e programa de ensaio de proficiência - concentração de sedimento em suspensão.


Organizadora do treinamento, Magda Pinto,
fala sobre o conteúdo das aulas teóricas e práticas
Segundo a supervisora da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Sureg-BH, Magda Cristina Pinto, o treinamento permitiu discutir a necessidade de padronização dos procedimentos de análises sedimentométricas, com vistas a obter resultados de análises com alto grau de confiabilidade.




Além dos analistas em Geociências do Lamin-BH, participaram especialistas em hidrossedimentologia de Furnas, Universidade Federal do Mato Grosso e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sobre o LAMIN-BH

O Lamin-BH foi criado em 1971 na época com o nome de Laboratório de Sedimentometria e Qualidade das Águas da CPRM. Desde então, tornou-se uma referência em análises sedimentométricas. O laboratório foi acreditado para o ensaio de concentração de sedimento em suspensão pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) em dezembro de 2010.