sexta-feira, março 27

Sureg Manaus sedia VII Encontro de Líderes das Associações de Empregados

Mônica Leon, diretora secretária da CONAE; Mauro Sigilião, presidente
da CONAE; Marco Antônio Oliveira, superintendente da SUREG MA;
Jean Racene,  presidente da ASSECMA; Rosângela Pellegrino, diretora
financeira da CONAE

Entre os dias 23 e 26 de março, ocorreu o VII Encontro de Líderes da Coordenação Nacional das Associações de Empregados (CONAE). Realizado na Superintendência Regional de Manaus, o evento reuniu delegados e presidentes de todas as associações de funcionários da CPRM. 

Estiveram presentes no encontro o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura e o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Bacelar. Além de Leonardo Cusnir e dois representantes da BB Previdência que apresentaram o plano de previdência complementar da CPRM e esclareceram dúvidas dos participantes.


Apresentação do diretor Thales Sampaio
O diretor Thales Sampaio falou sobre as origens da DHT, sua estrutura, processos e padrões, diretrizes e metas. Destacou as ações estratégicas emanadas da Presidência da República – Mapas de Risco, Suscetibilidade a  Movimentos de Massa e Inundações e a Rede Estratégica de Poços de Grande profundidade e grandes vazões construídas em tempo recorde no semiárido brasileiro. Destacou também o importante papel dos alertas hidrológicos (alertas contra cheias e inundações) e o trabalho realizado nas bacias do Rio Acre e Madeira. Todas as metas foram rigorosamente  cumpridas.

Ventura apresentou o histórico dos processos da DGM, as conquistas e os desafios para o futuro. Ele citou também ações estruturantes que foram implementadas nos últimos anos e explicou que o processo de readequação da estrutura da DGM foi idealizado após intensadiscussão no âmbito da Diretoria.

A proposta de readequação apresentada do PAT 2015 tem por base as diretrizes governamentais e reforça o papel das unidades da CPRM como as principais executoras dos trabalhos realizados pela diretoria. Nesse sentido, o DGM ressaltou o papel estratégico do SUREG e do GEREMI no planejamento e acompanhamento dos projetos.

Diretor Ventura apresentou histórico dos processos da DGM
“Esse é um passo inicial no processo que busca situar a diretoria na vanguarda dos avanços científicos e tecnológicos nas geociências e também alinhada com as demandas governamentais”, afirmou o diretor Ventura, destacando ainda que os projetos terão forte conotação econômica, visando atrair novos investimentos para o setor mineral brasileiro."

O diretor Antônio Bacelar iniciou sua apresentação louvando o interesse dos empregados por discutir, no evento, além dos seus interesses como empregados, os legítimos interesses da CPRM como, principalmente, ter orçamento assegurado para cumprir sua missão de Serviço Geológico em prol do País. Embora já se conheçam as atribuições que a organização da CPRM destina à DRI, foram mostradas algumas destas competências que são consideradas muito importantes para o fortalecimento das ações da empresa que constam do seu programa de trabalho para 2015.

Diretor Antonio Bacelar destacou trabalho realizado
pela diretoria de Relações Institucionais
“Iniciando pela Rede LAMIN que contempla 12 laboratórios regionais de apoio, que elaboram lâminas delgadas, fazem a preparação de amostras destinadas a geoquímica, geocronologia e outros procedimentos; Os quatro Laboratórios Analíticos da Rede são destinados a análises de água e materiais geológicos”, explicou Bacelar. Ele chamou a atenção para a necessidade da aplicação do rigor cartográfico nos trabalhos,  de modo a cumprir as exigências da Comissão Nacional de Cartografia ( CONCAR); a DICART é a responsável pela difusão destas exigências.


Para as atividades do Departamento de Informações Institucionais ( DEINF),  Bacelar ressaltou a importância do Plano Diretor de Tecnologia da Informação em fase final de elaboração e já com data marcada para apresentação a Diretoria que posteriormente deverá aprová-lo. O diretor também que a empresa trabalha para a adesão das Unidades Regionais à Rede Nacional de Pesquisas (RNP) com vistas à melhoria da qualidade da sua rede e diminuição dos custos.