segunda-feira, março 30

Geólogos participam de curso sobre metalogenia de rochas máfico-ultramáficas

Marcos Suita inicia a primeira parte do curso com aulas teóricas

A Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi-BH) da Superintendência Regional de Belo Horizonte da CPRM (Sureg-BH), realizou, no período de 23 a 27 de março, o curso “Geologia e Metalogenia de Rochas Máfico-Ultramáficas”. Ministrado pelo professor Marcos Suita, do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o curso destinou-se a um grupo de 13 geólogos  que trabalham com rochas e minérios máficos e ultramáficos, e constou de instrução teórica, descrição de amostras de rochas e depois descrição e discussão de lâminas das rochas e minérios associados. 

O treinamento foi cumprido em duas etapas: a primeira com aulas teóricas e, posteriormente, em laboratório. “Durante as aulas práticas, propomos aos alunos observarem as amostras com análise crítica, com base no exposto teórico em sala, para que possam futuramente aplicar efetivamente os conhecimentos adquiridos em estudos de projetos específicos”, destacou Marcos Suita. Segundo o professor, o curso se propôs a oferecer uma visão geral sobre as rochas máficas e ultramáficas e a partir dessa visão geral os pesquisadores poderão aplicar os conceitos e práticas adquiridos adequando-os a cada caso específico.

Aulas práticas de laboratório com
estudos de lâminas delgadas e polidas
Durante o curso foram abordados os seguintes conceitos e práticas: - definições de rochas máfico-ultramáficas; geologia; petrografia; petroquímica; e petrologia; - ambientes tectônicos; magmatismo; metamorfismo; e posicionamento das associações máfico-ultramáficas; - estudos de lâminas delgadas polidas; - principais tipos de depósitos minerais. Além das aulas teóricas e prática de laboratório, está prevista, futuramente, uma etapa de campo em projetos da CPRM.

O gerente da Geremi-BH, geólogo Márcio Antônio da Silva, explicou que o objetivo foi atualizar e aprimorar os conhecimentos em geologia e metalogenia de rochas máficas e ultramáficas dos pesquisadores que participam de diversos projetos da área de atuação da gerência de Belo Horizonte.

Já o superintendente da Sureg-BH, Marcelo de Araújo Vieira, elogiou a iniciativa da Geremi-BH, ressaltando que atividades como estas ampliam ainda mais o grau de qualificação profissional dos pesquisadores da CPRM. “Todas as iniciativas que visam ampliar os conhecimentos dos nossos profissionais contam com o apoio da Superintendência”, afirmou Vieira.