quarta-feira, março 25

Seminário debate a crise hídrica no Brasil

Eber Pinto fala sobre o monitoramento da estiagem na região Sudeste

Com o objetivo de avaliar a situação e debater os desafios frente à crise hídrica no Brasil, foi realizado o I Seminário Dia Mundial da Água - Os desafios da crise hídrica - nesta quarta-feira (25/03), no Escritório do Rio de Janeiro.
Por iniciativa da Comissão de Sustentabilidade, os participantes do evento discutiram a necessidade de rever os padrões de consumo da água.  Segundo os pesquisadores, o risco de escassez de água tem sido detectado por especialistas nos últimos anos. Com o agravamento da crise principalmente na região Sudeste, motivada pela diminuição dos índices pluviométricos nos períodos chuvosos, cresceu o risco de desabastecimento em alguns estados do país.

Nas apresentações, foi destacado o monitoramento das estiagens na região Sudeste do Brasil, apresentada pelo pesquisador em Geociências da Superintendência Regional de Belo Horizonte e coordenador executivo do Departamento de Hidrologia, Eber José Pinto.

Trabalhos feitos pelos alunos da Escola Amiguinhos do Verde.
Entre os temas discutidos, a atuação da CPRM em Cheias e Inundações e estratégia de Atuação da CPRM na Hidrologia. O evento contou com a presença do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM, Thales Sampaio que participou da abertura.


Além de palestras e debates, a programação contou com uma exposição interativa para refletir sobre a crise hídrica; participação do coral da CPRM; trabalhos feitos pelos alunos da escola Amiguinhos do Verde; e exibição do documentário “A guerra pela água no mundo” sobre a crise hídrica mundial.