segunda-feira, março 23

Alunos da Escola Amiguinhos do Verde visitam a Sureg-PA

A turminha animou-se com a visita à Sureg-PA
Na quinta feira, dia 19 de março, a Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) recebeu 23 alunos de pré-escola, da Escola Amiguinhos do Verde. As crianças, com idade entre 4 e 5 anos, visitaram a Superintendência com o objetivo de conhecer o Museu de Geologia, as rochas e os minerais.
A geóloga Andrea Sander, que acompanhou os alunos na visita, explicou a importância e a presença dos minerais e rochas no dia a dia das pessoas, utilizando uma abordagem de acordo com a realidade e faixa etária das crianças.

Durante a exposição, sentados em uma roda, todos puderam manusear as rochas e os minerais, percebendo, por exemplo, o tato untuoso e a baixa dureza do talco (como o qual se faz o talco e diversos itens de maquiagem), a densidade da galena (de onde se tira o chumbo para material de pesca e soldas), o gosto da halita (com o qual se faz o sal de cozinha) e o formato e tamanho de alguns fósseis, como o Mesossaurus, uma unha de Velociraptor e um dente de Tiranossauro. A participação na atividade e o entusiasmo da turma foram grandes e, ao fim da visita, a escola recebeu uma coleção didática com 30 amostras de minerais e rochas e cada um dos alunos ganhou uma chapa polida de ágata.

De acordo com a professora Taynara, responsável pela turma, a experiência foi fascinante para os pequenos, pois passaram a ter ideia da origem de diversos itens do seu cotidiano. “A crianças aprenderam que muitas destas coisas vêm da natureza e, portanto, devem ser cuidadas”, disse Taynara.