quarta-feira, janeiro 14

CPRM participa da posse da ministra de políticas para as mulheres

Sandra Schneider, ministra Eleonora Menicucci 
e Manoel Barretto

Ministros, autoridades nacionais e internacionais e representantes de organizações sociais participaram da cerimônia de posse da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Eleonora Menicucci, na terça-feira (13/01), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, (CPRM), Manoel Barretto e a coordenadora do Comitê Nacional de Gênero e Raça da CPRM, Sandra Schneider participaram do evento de recondução ao cargo.

Entre as autoridades, os ministros da Saúde, Arthur Chioro, do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, da Secretaria Geral, Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social, Teresa Campello, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, e de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e a representante do ministro da Cultura Juca Ferreira, Ana Cristina Wanzeler. 

Na ocasião, a ministra destacou principais desafios de sua gestão para os próximos anos e reafirmou seu compromisso com o governo da Presidenta Dilma e com a defesa da igualdade de gênero. “Só tem desafios a vencer quem faz”, afirmou.

Ministra destacou avanços e desafios das políticas
 para as mulheres
Entre as prioridades, ela elencou a incorporação crescente da dimensão de gênero e raça nos processos de planejamento e alocação de recursos nos programas governamentais. Destacou que, na esfera dos movimentos de mulheres e feministas, espera a ampliação do espaço de participação política no Estado brasileiro. 

Eleonora Menicucci chamou a atenção para os grandes desafios do governo na busca da igualdade de gênero e de melhorias nas condições de vida da mulher brasileira. Destacou, ainda, o lema que faz parte da marca do governo federal: “'A  Pátria Educadora' não pode e nem deve ser pensada apenas no âmbito da educação formal. É aquela que abre oportunidades para a construção da cidadania sem discriminação. É aquela que não convive com a violência contra nenhuma pessoa, e mais que isto, que dialoga e promove as mulheres ao patamar de igualdade de gênero com os mesmos direitos. É esta Pátria que estamos construindo coletivamente."

Participantes assistem vídeo da Secretaria de Políticas
 paras as Mulheres
Menicucci enfatizou ser essencial a produção de dados desagregados por sexo e raça, bem como de indicadores sensíveis ao gênero e à questão racial, para subsidiar a elaboração de políticas públicas. Outro ponto fundamental, segundo a ministra, será a criação de um Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.


 A gestão de Eleonora Menicucci durante o período 2012/2014 foi marcada pelo fortalecimento institucional e pela participação social. As ações transversais, com a parceria intragovernamental-e com outras instituições nacionais e internacionais– resultaram em programas e políticas que garantiram uma mudança social positiva para as mulheres brasileiras. “Na minha pasta é preciso ter coragem para atuar e criar estruturas para romper preconceitos, combater a intolerância que gera tanta violência”, destacou a ministra.