terça-feira, dezembro 16

Coordenadora executiva é premiada por projetos da CPRM junto à Marinha do Brasil

A coordenadora executiva do DEGEO 
recebe a Medalha Mérito Tamandaré

A Marinha do Brasil realizou, na sexta-feira (12/12), solenidade que premiou personalidades e instituições com a Medalha Mérito Tamandaré. A cerimônia ocorreu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. Dentre os premiados estava a coordenadora executiva do Departamento de Geologia (DEGEO) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Claudia Maria Rezende de Souza.

O Prêmio recebido por Claudia foi concedido em razão de diversos trabalhos realizados junto ao Estado-Maior da Armada (EMA) da Marinha do Brasil e à CIRM (Comissão Interministerial para os Recursos do Mar), desde a elaboração do VIII Plano Setorial para os Recursos do Mar (PSRM); como por suas contribuições aos programas BIOMAR, LEPLAC, PROAREA do PSRM e no Grupo de Trabalho sobre o Uso Compartilhado do Ambiente Marinho e, especialmente por sua participação na elaboração e no processo de aprovação junto à Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos do Plano de Trabalho da CPRM para Exploração de Crostas Ferromanganessíferas ricas em Cobalto na Elevação do Rio Grande, área internacional do Atlântico Sul.

A coordenadora executiva também é a organizadora de um e-book intitulado “Compilação da Legislação Federal sobre o Uso Compartilhado do Ambiente Marinho” e coautora do livro “A responsabilidade ambiental na exploração do mar profundo”.

Abertura da cerimônia realizada pela Marinha do Brasil
“Fico muito honrada em receber esta medalha, que incentiva o patriotismo e a valorização da Marinha do Brasil. A cerimônia foi linda e estou muito feliz em poder compartilhar esta homenagem junto aos membros de minha família aqui presentes”, esclareceu Claudia, durante a solenidade.

A Medalha Almirante Tamandaré é destinada a agraciar autoridades e instituições brasileiras e estrangeiras que tenham prestado serviços na divulgação ou fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil. O prêmio leva este nome em homenagem ao patrono da Marinha, Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.
Medalhas prontas para serem entregues aos agraciados


Saiba mais sobre a o Plano de Trabalho da CPRM para exploração na Elevação do Rio Grande, aprovado em julho de 2014 pela Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos da ONU.