quarta-feira, dezembro 17

Comitê de Pró-Equidade da CPRM participa de Fórum em prol dos direitos humanos

Participantes do Fórum

No Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), o Comitê Regional de Pró-Equidade de Gênero e Raça da Superintendência de São Paulo, representado por Luana Florisbal e Francisco Campos, participou do 8º Fórum de Empresas e Direitos LGBT, realizado no Centro de Convenções do Carrefour na cidade de São Paulo.

Nesta edição do evento compareceram diversas empresas, bem como membros de organizações que representam e lutam pelos direitos LGBT no Brasil. Doze empresas já assinaram a “Carta dos 10 compromissos da empresa com a promoção dos direitos humanos LGBT”, onde se comprometem não somente com o diálogo e a sensibilização do meio empresarial, mas também com ações concretas para promover um ambiente seguro e saudável de trabalho, estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade, promover ações de desenvolvimento profissional, social e econômico na cadeia de valor e promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade. 

Manual sobre promoção dos direitos humanos
No dia 12 de dezembro, no Rio de Janeiro, foi lançado o manual “Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho”. Este documento, que aborda as questões trabalhistas ligadas aos direitos LGBT por meio de histórias de vida, é fruto de uma construção conjunta entre organismos da ONU (PNUD, OIT e UNAIDS) e 30 representantes de empregadores, trabalhadores, governo, sindicatos e movimentos sociais ligados aos temas LGBT e HIV/AIDS. O comitê nacional Pró-Equidade de Gênero e Raça da CPRM esteve presente e foi representado na ocasião por Ingrid Soares.

O apoio à promoção dos direitos humanos é uma das principais missões das Nações Unidas no Brasil, que destaca que “trabalho decente é direito de todos os trabalhadores e trabalhadoras, bem como daqueles ou daquelas que estão em busca de trabalho, representando a garantia de uma atividade laboral em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana”.

Acesse o manual completo