sexta-feira, novembro 21

Espaço promove integração entre colaboradores da Sureg-SA


Rubens Antônio mostra geoformas de Salvador, esculpidas
 e utilizadas por ele em cursos para deficientes visuais

Com o objetivo de promover uma maior integração entre os colaboradores dos diversos setores, a Superintendência Regional de Salvador (Sureg-SA) criou um espaço de discussões e interações sobre os diferentes temas que envolvem o trabalho na empresa, além de debater outros assuntos relevantes para os trabalhadores. O espaço consiste em um ciclo quinzenal de palestras, ministradas por geólogos, engenheiros, administradores, contadores e demais colaboradores que queiram participar.

O início do ciclo foi marcado pela presença de um grande público no auditório da Sureg, para assistir à palestra  “Salvador... Eventos históricos, condições e alterações nas suas geoformas”. O tema foi apresentado pelo geólogo, artista plástico e historiador Rubens Antônio da Silva Filho, do Museu Geológico da Bahia. Rubens Antônio vem desenvolvendo trabalhos sobre várias temáticas e integrando-as, a exemplo do livro “História Geológica da Bahia”, publicado com o apoio da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Atualmente, Rubens Antônio prepara a segunda edição do livro, além da obra “Cangaço na Bahia”.
Publico assiste à palestra que inaugurou o ciclo de palestras


Segundo o gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento da Sureg-SA, José da Silva Amaral Santos, estão programadas para este ano as palestras: Mobilidade de elementos químicos no perfil de solo e seu controle na prospecção geoquímica: aplicação na região de Santa Maria da Vitória, Ba, produto da dissertação de mestrado da geóloga Caroline Couto da Gerência de Geologia e Recursos Minerais; Regras de ouro para aprimorar a relação Mapeamento Geológico – Geobank, do geólogo Reginaldo Leão, da Divisão de Geoprocessamento; e  Seleção de áreas para disposição de resíduos sólidos urbanos no Município de Morro do Chapéu, do geólogo Antônio Dourado, da Gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento.