O Serviço Geológico do
Brasil (CPRM) e a Agência Nacional de Águas (ANA) criaram uma logomarca para a Rede
Hidrometeorológica Nacional (RHN), com o objetivo de facilitar a identificação,
pela sociedade, das estações responsáveis pelo monitoramento hidrológico do
País, que produzem dados sobre rios, chuvas, sedimentos e qualidade da água.
A CPRM atua na operação e manutenção de estações hidrometeorológicas integrantes da RHN desde a sua criação, ano de 1969. Em 2000, ao ser criada, à ANA foi atribuída a missão de coordenar a RHN, em articulação com entidades públicas e privadas, composta por 4.498 estações, sendo 1.801 fluviométricas; 2.697 pluviométricas; 495 sedimentométricas; e 1.616 estações de qualidade de água; e 570 telemétricas.
A CPRM atua na operação e manutenção de estações hidrometeorológicas integrantes da RHN desde a sua criação, ano de 1969. Em 2000, ao ser criada, à ANA foi atribuída a missão de coordenar a RHN, em articulação com entidades públicas e privadas, composta por 4.498 estações, sendo 1.801 fluviométricas; 2.697 pluviométricas; 495 sedimentométricas; e 1.616 estações de qualidade de água; e 570 telemétricas.
Ao dar mais um passo nessa antiga
parceria, CPRM e ANA também contribuem para valorizar e divulgar a função da
rede entre as entidades que atuam na hidrologia operacional brasileira, pois além
do Serviço Geológico do Brasil, que é a principal entidade operadora da RHN, a
ANA firma contratos ou acordos de cooperação com entidades que integram o
esforço de monitoramento em todo o País. Por isso, a logomarca da RHN vai
facilitar a identificação não apenas das estações, mas todas as ações relacionadas
às etapas de coleta, tratamento e difusão dos dados e informações.
A logomarca da RHN foi
lançada no dia 19 de novembro na sede da ANA, em Brasília, com a presença do diretor
da área de regulação da Agência, João Gilberto Lotufo Conejo, e do corpo
técnico e jurídico das duas instituições.
Lotufo creditou o mérito dos
resultados alcançados aos técnicos da ANA e da CPRM. Para o chefe do
Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Cláudio Peixinho, o lançamento da
marca “é um momento histórico”. Ele destacou o empenho da Diretoria da CPRM. “A
convergência dos objetivos refletiu na evolução da RHN, onde profissionais importantes,
como Ramiro Fernandes, Silvia Lucia, Flávio Moreira, Achiles Monteiro e outros,
foram peças chaves para pudéssemos chegar a este momento”.
O superintendente de Gestão da
Rede Hidrometeorológica, Valdemar Guimarães, incentivou novos profissionais a continuarem
a conduzir, com êxito, este importante trabalho para o País.
Para o chefe do Departamento
de Relações Institucionais e Divulgação (Derid) da CPRM, Ernesto Von Sperling, a
logomarca é uma identidade gráfica que transcende as instituições e sinaliza
para a sociedade o significado e a dimensão da parceria.
A reunião contou ainda com as
presenças, pela CPRM, da chefa da Consultoria Jurídica, Ana Paula Leal, da chefe
de Divisão de Hidrologia Básica, Ana Carolina Zoppas Costi, da coordenadora executiva
do Departamento de Hidrologia, Andrea Germano, e, pela ANA, da assessora da
Diretoria de Regulação, Aline Machado da Matta e do gerente da Superintendência
de Gestão da Rede Hidrometeorológica, Fabrício Vieira Alves.