quarta-feira, novembro 26

CPRM e ANA lançam logomarca para Rede Hidrometeorológica Nacional

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Agência Nacional de Águas (ANA) criaram uma logomarca para a Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), com o objetivo de facilitar a identificação, pela sociedade, das estações responsáveis pelo monitoramento hidrológico do País, que produzem dados sobre rios, chuvas, sedimentos e qualidade da água.
A CPRM atua na operação e manutenção de estações hidrometeorológicas integrantes da RHN desde a sua criação, ano de 1969. Em 2000, ao ser criada, à ANA foi atribuída a missão de coordenar a RHN, em articulação com entidades públicas e privadas, composta por 4.498 estações, sendo 1.801 fluviométricas; 2.697 pluviométricas; 495 sedimentométricas; e 1.616 estações de qualidade de água; e 570 telemétricas.

Ao dar mais um passo nessa antiga parceria, CPRM e ANA também contribuem para valorizar e divulgar a função da rede entre as entidades que atuam na hidrologia operacional brasileira, pois além do Serviço Geológico do Brasil, que é a principal entidade operadora da RHN, a ANA firma contratos ou acordos de cooperação com entidades que integram o esforço de monitoramento em todo o País. Por isso, a logomarca da RHN vai facilitar a identificação não apenas das estações, mas todas as ações relacionadas às etapas de coleta, tratamento e difusão dos dados e informações.

A logomarca da RHN foi lançada no dia 19 de novembro na sede da ANA, em Brasília, com a presença do diretor da área de regulação da Agência, João Gilberto Lotufo Conejo, e do corpo técnico e jurídico das duas instituições.

Lotufo creditou o mérito dos resultados alcançados aos técnicos da ANA e da CPRM. Para o chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Cláudio Peixinho, o lançamento da marca “é um momento histórico”. Ele destacou o empenho da Diretoria da CPRM. “A convergência dos objetivos refletiu na evolução da RHN, onde profissionais importantes, como Ramiro Fernandes, Silvia Lucia, Flávio Moreira, Achiles Monteiro e outros, foram peças chaves para pudéssemos chegar a este momento”.

O superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica, Valdemar Guimarães, incentivou novos profissionais a continuarem a conduzir, com êxito, este importante trabalho para o País.

Para o chefe do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação (Derid) da CPRM, Ernesto Von Sperling, a logomarca é uma identidade gráfica que transcende as instituições e sinaliza para a sociedade o significado e a dimensão da parceria.

A reunião contou ainda com as presenças, pela CPRM, da chefa da Consultoria Jurídica, Ana Paula Leal, da chefe de Divisão de Hidrologia Básica, Ana Carolina Zoppas Costi, da coordenadora executiva do Departamento de Hidrologia, Andrea Germano, e, pela ANA, da assessora da Diretoria de Regulação, Aline Machado da Matta e do gerente da Superintendência de Gestão da Rede Hidrometeorológica, Fabrício Vieira Alves.