terça-feira, outubro 28

Brasil sedia encontro sul americano sobre geologia

Representantes dos países no prédio da CPRM no Rio de Janeiro

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) sediou na sexta-feira (24/10), no Rio de Janeiro, o encontro internacional sobre geologia com representantes de países da América do Sul. Na ocasião os participantes trocaram informações geocientíficas com a intenção de avançar na implementação do OneGeology, um  projeto de colaboração internacional no campo da geologia. O objetivo foi incentivar a participação ativa de todos os Serviços Geológicos para que disponibilizem informações e dados geológicos.

Estiveram presentes na reunião pesquisadores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Eslovênia, Estados Unidos, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Reino Unido, República Dominicana, Suriname, Uruguai e da Venezuela. O diretor-presidente, Manoel Barretto, diretor de Geologia e Recursos Minerais (DGM), Roberto Ventura, diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antonio Bacelar e a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni), Maria Glícia, participaram do debate, além de diversos profissionais da empresa.



Palestra do diretor gerente do OneGeology, Marko Komac
Manoel Barretto falou sobre o orgulho da CPRM em receber o encontro.  “Esse convite para sediar a reunião mostrou a capacidade da empresa e o reconhecimento do OneGeology em relação ao Serviço Geológico do Brasil. Tivemos a oportunidade de mostrar o nosso mapa hidrogeológico ao milionésimo e o mapa estrutural do Atlântico Sul. Ambos tiveram boa receptividade do OneGeology que, inclusive, já solicitou a disponibilização desses produtos para o portal, mostrando a capacidade da CPRM”, disse o diretor-presidente.

Segundo Barretto a reunião foi um pontapé inicial para a participação dos outros Serviços Geológicos no OneGeology. De acordo com ele, o momento ajudou a mostrar a importância de participar e divulgar as informações de cada país. O OneGeology tem um site que reúne diversas informações geológicas importantes, formando um mapa mundial e quanto mais detalhes, melhor.

Barretto explicou o Sistema Brasileiro
de Geologia e Mineração
Marko Komac, diretor gerente do OneGeology, falou de sua expectativa em relação aos desdobramentos da iniciativa. “É um encontro muito importante para que a gente possa chamar o máximo de atenção possível dentro do universo dos Serviços Geológicos. Tendo aqui tantos representantes da América do Sul, eu acredito que vamos conseguir um avanço nessa parte do mundo, nossa ideia é conseguir o compromisso de todos que ainda não estão servindo os dados deles ao OneGeology.”

 “Com o OneGeology pudemos unir os esforços para poder colocar o mapa geológico do mundo em formato digital para que as pessoas do mundo inteiro possam ver como a terra tem evoluído”, ressaltou Santiago Munhoz Tapia, presidente da Associação de Serviços de Geologia e Minas Iberoamaricanos.

O evento contou com tradução simultânea, facilitando a troca de informações e o diálogo entre os presentes. As palestras técnicas foram bastante discutidas e todos os presentes interagiram e colocaram os pontos referentes aos seus respectivos países. Ao final, cada país fez sua avaliação e muitos se comprometeram no envio de dados para o OneGeology.