sexta-feira, setembro 12

Pesquisadora do Departamento de Hidrologia apresenta projeto de cooperação internacional

Diretor Thales Sampaio, a engenheira hidrológica 
Mariana Vilas Boas e o professor Francisco Olivera

Nesta quarta-feira (10/09) a pesquisadora do Departamento de Hidrologia (Dehid), Mariana Vilas Boas, apresentou para profissionais do Dehid o projeto de cooperação internacional chamado Pesquisador Visitante Especial. O projeto possibilitou a vinda do professor do departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Universidade Texas A&M, Dr Francisco Olivera para a CPRM. O evento contou com a presença do diretor Thales Sampaio.

O projeto, que possui financiamento do CNPq, será um estudo hidrológico e tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo hidrológico distribuído para a bacia do rio Piabanha, na Região Serrana do Rio de Janeiro através do uso de imagens de satélite de alta resolução. 

A bacia do Piabanha é monitorada e estudada pela CPRM através do projeto "Estudos Integrados em Bacias Experimentais e Representativas da Região Serrana". Mariana desenvolveu o doutorado dentro desse projeto institucional e conseguiu uma bolsa de doutorado sanduíche que possibilitou que ela passasse dois anos na Universidade Texas A&M.

Graças a isso, ela, junto com o Dr Francisco Olivera, desenvolveu e aprovou o projeto de cooperação internacional. Dessa forma a CPRM contará com a visita bianual do Dr. Francisco Olivera, até o ano de 2017 para a realização de treinamento, capacitação e integração da equipe.

O diretor Thales Sampaio destacou o fato de o projeto apresentado por Mariana estar relacionado com dois outros projetos da CPRM: os mapas de suscetibilidade e os mapas de risco geológicos. Segundo ele algumas das áreas que estão sendo estudadas coincidem com a área do rio Piabanha. “Eu gostaria muito que esse projeto fosse interligado com os estudos que já foram feitos e trabalhados pela CPRM.”

Segundo o diretor o Serviço Geológico do Brasil está em um movimento para ter a internacionalização da ciência por meio de envio de funcionários através do programa Ciência Sem Fronteiras. “A diretoria já está reunida para tentar fazer com que funcionários da CPRM participem do programa Ciência Sem Fronteiras e tenham a oportunidade de ir para universidades do exterior para adquirir conhecimento e contato com as universidades de outros países, enxergo nesse projeto uma oportunidade, porque já temos o contato da Universidade Texas A&M.”

O professor Dr. Olivera falou sobre a expectativa em relação ao projeto e suas vindas ao Brasil: “Minha esperança é estabelecer uma colaboração mais próxima com o Serviço Geológico e com a Universidade do Rio de Janeiro, ajudar a desenvolver ferramentas para alerta de cheias e ajudar na educação de alguns alunos PHD, especialmente com a Mariana. A primeira meta é ajudá-la a terminar o seu PHD.”

O Projeto de cooperação internacional conta com bolsas de doutorado e pós-doutorado sanduíche, e das linhas de pesquisa do Dr. Olivera. O trabalho de pesquisa do Dr. Olivera consiste na aplicação de algoritmos para delineação de drenagem com base em modelos digitais de elevação (MDE), e o desenvolvimento de pré e pós-processadores em Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para modelos hidrológicos.

Na quinta-feira (11/09) alguns funcionários da Divisão de Geoprocessamento (Digeop) e da Divisão de Cartografia (Dicart), que realizam trabalhos em parceria com o Dehid, foram convidados para saber mais sobre o projeto e ter a oportunidade de conversar com o professor Francisco Olivera. Frederico Peixinho, chefe do Departamento de Hidrologia, participou do encontro e fez uma breve palestra falando sobre o trabalho da CPRM no que diz respeito a hidrologia.