quinta-feira, setembro 4

Morro do Chapéu busca o título de Geoparque



Dourado fala sobre o projeto Geoparque
Com a presença do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, do prefeito de Morro do Chapéu, Cleová Barreto, autoridades e entidades representativas do município, ocorreu, no dia 02 de setembro, no Centro Cultural, o lançamento da publicação “Geoparque Morro do Chapéu – Bahia (Proposta)”. A edição é uma separata do volume I do Livro Geoparques do Brasil. Impressa pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), sendo o trabalho de autoria dos geólogos da CPRM, Antônio Dourado Rocha e Augusto Pedreira.

A solenidade foi precedida de uma apresentação realizada por Dourado Rocha, que abordou a importância para o município da instalação do Geoparque. Segundo Dourado, as informações sobre o patrimônio geológico da região constituem uma condição necessária para se pleitear a candidatura ao título de Geoparque reconhecido pela Unesco.

Manoel Barretto discursa durante a solenidade
Para Dourado, Morro do Chapéu reúne características e condições excepcionais para alavancar o turismo na região e proporcionar atividades educativas de conservação e preservação das belezas naturais. No entanto, apesar do seu potencial natural, a região necessita de várias iniciativas tanto no campo da infraestrutura, quanto no envolvimento da comunidade para que adquira plenas condições de viabilizar a sua candidatura. Atualmente, existem 100 geoparques participantes da Rede.

Durante a sua exposição, Dourado citou aspectos do Geoparque de Arouca, em Portugal, integrante da Rede Mundial, sugerindo o que Morro do Chapéu poderá alcançar caso consiga o reconhecimento. Os benefícios poderão se dar na forma de crescimento da economia regional com o incremento do turismo, a ocupação de hotéis e restaurantes, o desenvolvimento do comércio e de atividades de artesanato local, cuja geração de riquezas propiciará melhoria na qualidade de vida da população.
A população compareceu ao lançamento

Participaram da mesa do evento, o prefeito Cleová Barreto, o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, o superintendente de Salvador da CPRM, Teobaldo de Oliveira Júnior, os secretários municipais de Morro do Chapéu: Educação, Deuraci Rocha, Bem Estar Social, Ândrea Valois, e o presidente da Câmara dos Vereadores, João Humberto. A solenidade foi conduzida pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Milton Filho.

CPRM em Morro do Chapéu

Durante o evento, o diretor-presidente da CPRM, Manoel Barretto, explicou que agora é que está começando o trabalho visando à aprovação e manutenção de um geoparque na região. Barretto ressaltou a parceria com a CBPM na publicação da separata e citou a proposta da empresa em desenvolver parcerias com a CPRM em estudos de áreas com potencial para geoparques. Ele também destacou o empenho da prefeitura de Morro do Chapéu na divulgação da publicação.
Secretária de Educação recebe um exemplar das 
mãos de Manoel Barretto


Barretto citou a longa relação do Serviço Geológico com a cidade, por meio do Centro Integrado de Estudos Geológicos (Cieg - Morro do Chapéu), aonde vem treinando geólogos da empresa oriundos de todo o país e apoiando excursões curriculares de cursos de geologia, geografia e biologia, entre outros. “Acreditamos na potencialidade da região, por isso estamos adquirindo um terreno junto ao Cieg onde serão construídas as instalações que poderão, futuramente, abrigar a universidade coorporativa da CPRM”, finalizou.