sexta-feira, setembro 19

DNPM cede à CPRM coleções de fósseis da Bacia Do Araripe


No mês de agosto deste ano o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) formalizou a cessão de uso à Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de duas coleções de fósseis pertencentes ao Projeto Coleções Didáticas.


Estas coleções, também denominadas de “Kits Didáticos”, são compostas de cinco fósseis, com exemplares de peixes, insetos, plantas e répteis da Formação Santana, da Bacia Sedimentar do Araripe – Ceará. Integra o kit uma cartilha com explicações a respeito do projeto e orientações básicas sobre a Bacia Sedimentar do Araripe, a paleontologia, os fósseis e as eras geológicas.

Os fósseis das Coleções Didáticas são oriundos da apreensão de material coletado sem autorização ou do resgate de material durante as atividades legais da mineração e vem sendo desenvolvido desde o ano de 2009.

Coleção de fósseis
Na Superintendência de Porto Alegre, parte do material cedido está exposto no Museu de Geologia; e parte compõe a coleção itinerante que é apresentada aos alunos do ensino fundamental e médio, quando das palestras nas escolas realizadas pelo Museu. Sua utilização se alinha ao objetivo principal do Museu de Geologia da Sureg-PA, que é fornecer informação geológica básica de qualidade às escolas e ao público em geral.

O Projeto Coleções Didáticas – Fósseis do Araripe foi desenvolvido e lançado em 2009 pelo DNPM. Tem como objetivo tornar o conhecimento científico acessível a toda sociedade e ser um facilitador na educação científica junto às instituições educacionais. O projeto reflete as atividades que estão sendo realizadas no estado do Ceará com o intuito de divulgar o patrimônio paleontológico brasileiro.


Mais informações sobre o Projeto Coleções Didáticas podem ser obtidas no site do DNPM ou pelo mail paleontologia@dnpm.gov.br.