segunda-feira, setembro 22

Começa o 47º Congresso Brasileiro de Geologia


Mesa de abertura do 47º CBG

Com o tema “Trilhando as Novas Fronteiras dos Recursos Naturais”, começou o 47º Congresso Brasileiro de Geologia, que se realiza no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, no período de 21 a 26/09. O congresso reúne pesquisadores, estudantes, profissionais da mineração e do petróleo e representantes governamentais, que debaterão o estado da arte das Geociências no país e do contexto mundial em conferências, simpósios, palestras, apresentações orais e trabalhos em sessões painéis.

A abertura ocorreu neste domingo (21/09), no espaço de eventos Café Bahia Hall, e contou com a presença na mesa de abertura do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Nogueira Junior; e do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto. Durante a solenidade de abertura, Carlos Nogueira e Manoel Barretto falaram das ações que o governo federal vem adotando para o desenvolvimento das Geociências no Brasil e para o crescimento sustentável do setor mineral brasileiro.
Público presente na abertura

O Serviço Geológico do Brasil, que nesta edição participa com mais de 270 pesquisadores apresentando trabalhos nas diversas áreas do conhecimento, contou, na abertura, com a presença do diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, dos superintendentes de Salvador Theobaldo de Oliveira Júnior, de Recife, José Wilson Temoteo, de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães, de Manaus, Marco Antônio de Oliveira, e de São Paulo, José Carlos Garcia Ferreira.


Outro destaque importante é a feira que ocorre paralelamente ao Congresso, a Expogeo, onde o sistema MME/SGM, CPRM e DNPM instalaram um grande estande para a exposição dos produtos desenvolvidos pelas instituições do governo federal voltados para as diversas áreas das Geociências. Durante a Expogeo, a CPRM fará o lançamento de várias publicações e produtos.

Estande MME-SGM/CPRM/DNPM na Expogeo