terça-feira, setembro 16

Centro Integrado de Estudos Geológicos Morro do Chapéu: passado, presente e futuro



Vista parcial do CIEG de Morro do Chapéu – BA.

Inaugurado em abril de 1987 pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Centro Integrado de Estudos Geológicos – CIEG, em Morro do Chapéu – Bahia, transformou-se em uma referência no treinamento dos geólogos da CPRM em terrenos sedimentares, ao longo de quase três décadas. Primeiramente, o CIEG desenvolveu o “Curso de Aperfeiçoamento em Terrenos Sedimentares”, com foco nas disciplinas: Sistemas Deposicionais, Sistemas Deposicionais Carbonáticos, Mineralizações em Rochas Sedimentares, Geologia Estrutural, Análise de Bacias e Técnica de Mapeamento em Rochas Sedimentares. Ao final das disciplinas os geólogos participantes, em dupla, mapeavam uma área de 200 km², o que permitiu publicar o mapa geológico da Folha Morro do Chapéu na escala 1:100.000, e contribuiu para a publicação do mapa geológico da Folha Jacobina na escala 1:250.000.

Além desses treinamentos para geólogos da CPRM, segundo o coordenador do CIEG geólogo Antônio Dourado “desde o início, professores de universidades foram convidados para ministrar alguns cursos. Eles reconheceram o caráter didático da região e solicitaram apoio para levar os próprios alunos de graduação e pós-graduação, para excursões curriculares com práticas de campo”.
O diretor-presidente faz abertura de curso sobre cartografia
geológica promovido pelo Degeo, no CIEG
 de Morro do Chapéu.

A partir dessa iniciativa, o CIEG de Morro do Chapéu registrou, desde a sua fundação, 259 eventos realizados por universidades de várias partes do país, principalmente do curso de Geologia, mas também dos cursos de Geografia, Biologia e outros, contabilizando uma média de 12 atividades realizadas por ano nos últimos 20 anos, e uma média de 15 eventos realizados anualmente, quando considerados os últimos 5 anos. Além da CPRM e das universidades, a Petrobras também realiza eventos de treinamento nessa região. 

Dourado mostra uma das folhas mapeadas por 
alunos do CIEG.
Atualmente, o CIEG está realizando parte do treinamento dos novos contratados aprovados em concurso público, lotados nas unidades regionais da CPRM em todo o país, atuando nas áreas de Geologia e Recursos Minerais. As atividades desenvolvidas consistem em aulas teóricas e práticas de campo, abordando os temas: Geologia Estrutural, Interpretação Geofísica, Metodologia de Mapeamento Geológico e Práticas de Campo em Rochas Sedimentares, culminando em uma excursão na Faixa Sergipana, complementando as observações geológicas.

Um dos projetos futuros que a CPRM tem para o CIEG é a aquisição de um terreno para a construção da sede própria, que inclusive poderá servir de base para a implantação da futura universidade corporativa da empresa.