quinta-feira, agosto 28

Sistema de gerenciamento de informações hidrométricas é implantado na CPRM


Com o intuito de aperfeiçoar as atividades de campo e de escritório, o Departamento de Hidrologia (Dehid), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), está testando uma nova ferramenta: o Sistema de Gerenciamento de Informações Hidrométricas (SGIH). Criado na Superintendência Regional do Recife (Sureg-Re), o sistema foi disponibilizado em todas as unidades regionais e passa por uma fase de análise e sugestões.

Desenvolvido pelo técnico em geociências Rodrigo Tadeu de Albuquerque, com o apoio da equipe diretamente ligada à operação da Rede Hidrometeorológica Nacional, o software fornece suporte às atividades de campo e escritório. Através do gerenciamento de informações cadastradas, o sistema gera relatórios e dados, em arquivos nos formatos digitais PDF ou TIF, que são armazenados em um ambiente de rede e podem ser acessados e consultados por vários usuários simultaneamente. Os usuários conectados com o banco de dados podem, de acordo com o seu nível de uso, realizar alterações, inclusões, exclusões ou apenas visualizar as informações. Uma vez armazenadas, o sistema gera um backup de segurança do banco de dados utilizados.

O SGIH apresenta um avanço considerável em relação aos formulários de papel utilizados até então. O preenchimento dos formulários de campo, já em meio digital, otimiza o trabalho e dá agilidade ao processo, uma vez que não será mais necessário preencher papéis para posterior digitalização. Além de ser um método mais sustentável que diminui o gasto de papel e o seu armazenamento, a utilização do sistema em todas as unidades regionais da CPRM possibilita a padronização dos relatórios de campo e faz com que a consulta aos dados seja feita de forma rápida e organizada.