terça-feira, agosto 12

Mulheres assumem protagonismo na área administrativa

Gestoras de áreas importantes da DAF

A nova sistemática para compras de bens, serviços e produtos, implantada na CPRM no ano passado, começa a apresentar os primeiros resultados. A empresa economizou em média 25% nas licitações realizadas em 2013, promovidas pela metodologia dessa nova sistemática de compras compartilhadas. Isso representou economia de aproximadamente 9 milhões de reais para a instituição. Esses dados foram divulgados pela chefe do Departamento de Material e Patrimônio, Maria Conceição Bizerril, durante apresentação no Seminário Nacional da DAF, que este ano, discute gestão, transparência e inovação na área administrativa.

O seminário foi prestigiado pelo diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antônio Carlos Bacelar. O diretor destacou a importância da iniciativa, que segundo ele, dá uma nova dimensão ao trabalho desenvolvido pela DAF. “A responsabilidade de gerir recursos públicos é grande. Esse evento mostra a preocupação em utilizá-lo da melhor maneira possível”, disse Bacelar.  

Para dar suporte a esse processo de compras compartilhadas, a Diretoria de Administração e Finanças (DAF) passou por uma reestruturação organizacional. A Divisão de Material agora funciona na prática como uma Central de Compras, organizando o levantamento nacional das demandas, agrupando os produtos e bens pela sua natureza e planejando o processo de aquisição em âmbito nacional, explica Bizerril. 

Diretor Antônio Carlos Bacelar prestigiou
o encontro da DAF
Palestras e debates – O segundo dia do seminário foi marcado por diversas palestras e debates. Maria Salete esclareceu detalhes dessa nova filosofia de compras compartilhadas. Sueli Mourão falou sobre a situação da implantação do sistema ASI. Valdinéia Oliveira apresentou o andamento da migração para o sistema Comprasnet. Saulo Anacleto e Janine Molinari explicaram as principais mudanças na Divisão de Contratos. Eles apresentaram inovações implementadas nos processos de contratação da empresa. “Estamos em um processo de mudança em nossa cultura de trabalho para sermos mais eficazes”, diz Saulo.

Oficinas e interatividade – O assessor da DAF, João Orban, e o analista em geociências de Belém, Moacir Furtado, foram os facilitadores da Oficina de Pactuação que debateu o fluxo do processo administrativo para contratação de bens e serviços. Uma novidade do seminário é a interatividade entre os participantes, proporcionada pelo uso dos aparelhos Keypad, que avalia a expectativa e entendimento dos conteúdos ministrados nas palestras e oficinas. 
  
Balanço do evento – O gerente de administração de Porto Alegre, Alexandre Goulart, destaca o foco do seminário que, de acordo com ele, foi voltado para as demandas cotidianas nas unidades regionais. “O encontro qualifica os colaboradores da DAF para enfrentar os desafios da gestão pública com maior eficácia”, avalia Goulart. Alex Silva, gerente de Porto Velho, também concorda com o colega. Para ele, um fato marcante foi a presença dos gestores de diversas áreas da DAF. “Juntos estamos discutindo problemas e buscando soluções para unificar procedimentos”, ressalta Silva. 

O encontro reúne gestores da área
administrativa da instituição
O diretor Eduardo Santa Helena avalia que o encontro é o momento para definir prioridades, pactuar procedimentos, além de planejar ações visando aperfeiçoar o fluxo de processos para otimizar o trabalho das diversas áreas da diretoria. Ele parabeniza a equipe da DAF envolvida nesse projeto de modernização da área administrativa pelos resultados alcançados.


“É estimulante ver diferentes áreas da empresa se envolvendo e colaborando para o sucesso dessa nova política de compras. Os primeiros resultados mostram que estamos no caminho. Com as Compras Compartilhadas estamos ganhando em escala na aquisição para todas as unidades regionais, de veículos, kits de geologia, produtos de laboratórios, equipamentos de informática, e material de escritório”, avalia o diretor.