terça-feira, agosto 12

CPRM vai continuar no PAC

Encontro reúne representantes das unidades regionais

A informação foi confirmada pelo diretor de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena, nesta segunda-feira (11/8), em Salvador, durante abertura do Seminário Nacional da DAF, que este ano, discute gestão, transparência e inovação na área administrativa.  Segundo ele, a empresa vai continuar a receber recursos do PAC III porque o governo entende a importância das ações desenvolvidas pela Companhia. Para 2015 estão previsto 60 milhões  de reais, que serão investidos em projetos de geologia, gestão de risco geológico e sistemas de alerta contra cheias e inundações.  

A solenidade de abertura do encontro que reúne gerentes e técnicos da área administrativa que atuam nas unidades regionais, chefes de departamento e de divisão da DAF, contou com a presença do superintendente regional de Salvador, Teobaldo Rodrigues. O objetivo do seminário, de acordo com o diretor, é fazer um balanço e pactuar procedimentos para alavancar ainda mais iniciativas inovadoras implementadas nos últimos anos pela DAF, nas áreas de recursos humanos, orçamento, finanças, compras e patrimônio. 

Alessandra Villar fala sobre o sistema
integrado de gestão de pessoas
 Apresentações e Debates - Santa Helena participou ainda de mesa redonda que debateu o novo cenário orçamentário e financeiro da CPRM. Ele destacou que nos últimos anos o mundo mudou e a CPRM também. “Somos exigidos cada vez mais, por isso investimos em capacitação continuada e adquirimos novos sistemas gerenciais”, disse o diretor.  O debate contou com a participação do assessor da DAF, Fernando Fonseca; do chefe da Divisão de Contabilidade Geral, Gilberto Aguilera; e Suliman Tadei, coordenador do projeto de implantação do sistema de custo na empresa. 

Aguilera explicou o funcionamento e as principais atribuições da Divisão de Contabilidade. Ele falou também sobre as mudanças na escrituração contábil, uniformização dos procedimentos contábeis e legislação. Já Suliman e Fonseca apresentaram o funcionamento do Sistema de Custos. Eles destacaram que a CPRM é a primeira empresa pública, a utilizar o sistema desenvolvido pelo governo federal. O objetivo do sistema é efetuar a gestão de custos, administrando, gerenciando e mensurando de maneira confiável os recursos públicos. “O diferencial está na capacidade de integrar diversos sistemas - Siafi, Siape e Siop - numa única base de dados”, avalia Suliman.


Sistema Integrado de Gestão de Pessoas - A chefe do Departamento de Recursos, Alessandra Villar e Silvia Mendes Azevedo, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos, apresentaram os avanços e perspectivas na área de gestão de pessoas na empresa.  Elas citaram a reformulação do programa de estágio; o programa de ambientação ministrado nas unidades regionais para receber os novos empregados; o fortalecimento da comunicação no Departamento; desenvolvimento de líderes, fortalecimento de cursos a distância;  além da implantação do ponto eletrônico que começa a funcionar em outubro.  “Queremos integrar pessoas e não apenas sistemas”, destaca Alessandra.

Encontro discute iniciativas inovadoras
 implementadas na diretoria
Na ocasião, Fabrícia Platenik analista da empresa TOTVS, responsável pela implantação do sistema Integrado de Gestão de Pessoas explicou as principais características e funcionalidades do sistema, que além de otimizar processos  vai proporcionar maior interação entre as unidades regionais.  “O sistema integrado consiste em módulos para integrar as diversas áreas, entre eles: folha de pagamento, benefícios, medicina e segurança do trabalho, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento”, frisou a analista.


O encontro continua hoje (12/8), com diversas oficinas que irão debater a nova sistemática de compras compartilhadas; implantação do sistema ASI; migração para o sistema Comprasnet; inovação nos processos de contratação; e fluxo dos processos administrativos para contratação de bens e serviços.