terça-feira, julho 22

Confira entrevista com novo superintendente de Belo Horizonte

Marcelo de Araújo Vieira

Ao assumir o cargo de superintendente de Belo Horizonte do Serviço Geológico do Brasil no dia 1º de julho deste ano, Marcelo de Araújo Vieira inicia uma nova fase da vida profissional. Com 36 anos de serviços prestados à empresa, exercendo diversos cargos e funções, inclusive já tendo acumulado a experiência de superintendente na condição de interino, ele está entre aqueles profissionais que conhecem a fundo a Sureg-BH. Para falar de suas perspectivas ao assumir o cargo e quais as metas estabeleceu para a sua gestão, Marcelo Araújo concedeu ao Informe CPRM a seguinte entrevista.


Com que perspectiva você assumiu a Sureg-BH?

Ser o superintendente de uma unidade tão importante da CPRM impõe uma responsabilidade muito grande, uma vez que, a Sureg-BH atua em Minas Gerais, principal estado minerador do Brasil, além de ser responsável pelas pesquisas no Espírito Santo e Rio de Janeiro. Dentro deste contexto, a perspectiva é de trabalhar para dar respostas às grandes demandas destes três estados, como na pesquisa geológica e de recursos minerais, nas ações voltadas para a hidrologia, gestão territorial, áreas de risco entre outras, de forma a cumprir com o importante papel da CPRM na geração do conhecimento geológico e hidrológico básico para desenvolvimento sustentável do país.

Você já estipulou as metas de sua gestão?

A primeira meta que considero fundamental é dar continuidade aos projetos em execução pela Sureg. Posteriormente, juntamente com o quadro de gerentes, vamos sugerir novos projetos. Ao mesmo tempo, tenho a preocupação de buscar aprimorar as condições de trabalho para todos os empregados.

Falando nos empregados, como será sua relação com eles e com as entidades representativas dos trabalhadores?

Para mim é uma condição muito tranquila. Estou há 36 anos na CPRM e durante todo esse tempo estive ligado a todas as questões referentes ao bom e proveitoso relacionamento entre empregados, entidades sindicais e os responsáveis pela gestão da instituição. Portanto, quero estabelecer um diálogo constante, franco e produtivo com todos, por entender que quando essa relação é desenvolvida com base no respeito mútuo todos ganham: tanto os empregados, quanto a CPRM.

Entre as várias ações que a Sureg-BH executa, qual você gostaria de ver concluída durante a sua gestão?


Considero todas muito importantes, mas quero destacar os projetos de Caeté-MG, pelos quais eu tenho um enorme carinho, pois participo desde a elaboração inicial, passando pela fase de aprovação e durante todo o período que estão em execução: trata-se do conjunto de obras no complexo de Caeté-MG que inclui a Litoteca Regional (que já está funcionando e quando estiver totalmente concluída será uma das mais completas do Brasil); o Lamin-Caeté, que fará parte da Rede Lamin, e será um laboratório referência nacional em análises químicas; e o espaço destinado ao acervo da Geologia Marinha. Esse conjunto de obras ampliará ainda mais a capacidade da Sureg-BH de oferecer ao país o conhecimento de que tanto necessita nas áreas de geologia, recursos minerais e recursos hídricos.