quarta-feira, junho 18

Alunos do Corpo de Bombeiros Militar de MG têm palestra sobre gestão de áreas de risco

Marcelo Araújo apresenta as ações da
CPRM aos do CBMMG

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), realizou, nesta quarta-feira, 18/06, uma palestra aos alunos  do Curso de Habilitação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de MG (CBMMG).

A palestra foi uma solicitação do 1º tenente Rafael Figueiredo Barbosa, subdiretor de Emergências da Defesa Civil, e instrutor de habilitação de oficinas do CBMMG, e o objetivo foi oferecer aos alunos uma visão geral sobre gestão de risco, com base na atuação da CPRM no trabalho de mapeamento de áreas de risco, experiências práticas dos pesquisadores da CPRM e exemplos de mapeamento.


A abertura coube ao gerente de Relações Institucionais da (Sureg-BH), Marcelo de Araújo Vieira, que apresentou a CPRM e falou da missão da empresa de Gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Em seguida, a geóloga Sandra Silva, coordenadora executiva do Departamento de Gestão Territorial, detalhou as áreas de atuação da CPRM na gestão de riscos, contemplando o projeto “Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações” e o “Projeto de Setorização de Risco Alto e Muito Alto de Movimentos de Massa e Inundações”.
Sandra Silva detalha as áreas de atuação da 
CPRM na gestão de riscos

Segundo Silva, ambos são projetos que visam a gestão de riscos por desastres, cujo objetivo primordial é fornecer informações aos gestores públicos para que ações sejam tomadas no sentido de prevenir e mitigar os efeitos gerados por eventos geológicos que possam gerar desastres.

A última parte da palestra coube ao geólogo da Sureg-BH, Júlio Lana, que apresentou a metodologia usada pela CPRM na elaboração de setorização de risco geológico, envolvendo as etapas desenvolvidas no projeto. Lana abordou os conceitos aplicados, apresentou exemplos de áreas de risco e demonstrou os métodos de identificação de áreas de alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações.


Júlio Lana, apresenta a metodologia para a elaboração 
de setorização de risco geológico
Ao final, apresentou os produtos desenvolvidos pela CPRM dentro do projeto “Ação Emergencial para Setorização de Áreas de Alto e Muito Alto Risco a Movimentos de Massa e Inundações”, e que são disponibilizados às instituições envolvidas com a atuação na gestão de áreas de risco no Brasil.