quinta-feira, maio 8

Curso do programa de capacitação aborda gamaespectrometria

Professor Francisco Ferreira lecionando para
 os novos geofísicos da CPRM
Durante esta semana está sendo ministrado no escritório do Rio de Janeiro, mais um módulo do Programa de Capacitação promovido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM). O professor Francisco Ferreira, da Universidade Federal do Paraná, é o responsável pelo conteúdo que aborda a gamaespectrometria terrestre e aérea. Participam do curso os novos pesquisadores que atuam na área de geofísica das Superintendências Regionais


O curso apresenta informações importantes para as atividades de pesquisa da CPRM nas áreas de cartografia geológica e exploração mineral. O módulo é dividido em duas fases: a primeira teórica, na qual o professor Francisco mostra as características dos métodos geofísicos; já a segunda parte é focada em estudo de casos, com os quais é possível dar referenciais para os alunos e mostrar um leque muito grande das áreas de aplicações da gamaespectrometria. 

Raphael Teixeira, geofísico da Sede em Brasília, aponta para um lado importante da ferramenta que estão aprendendo a utilizar. “Estamos vendo um estudo de caso sobre um granito radioativo que pode acabar causando câncer nas pessoas que moram ali perto, isso mostra como é grande a área de possibilidades que a CPRM pode ajudar.”

O objetivo do curso é também falar dos aspectos ambientais, do solo e sobre a interpretação dos variáveis espectrométricos que são essencialmente potássio, urânio e tório. Para que os novos geofísicos possam ter uma interpretação mais condizente com a realidade do ambiente brasileiro, o comportamento desses variáveis está sendo discutido frente aos climas subtropicais e quentes. 

Bruce Fabini, geofísico de Belém, fala sobre a importância do programa de capacitação. “Os cursos estão sendo muito proveitosos no sentido de que os professores estão mostrando as tendências, o que tem sido feito no caso da geofísica no mundo, então está sendo bem valioso pra gente.”

O professor Francisco destaca a participação dos profissionais. “Os estudos de caso estão sendo discutidos e bem documentados e estou notando um interesse muito grande, praticamente sou interrompido o tempo todo e esse é o objetivo, provocar o questionamento, e o diálogo está acontecendo de forma bastante construtiva.”  As aulas estão sendo gravadas e serão disponibilizadas na intranet