quinta-feira, abril 24

CPRM promove Workshop em parceria com o CENAD e Ministério da Integração Nacional

Andrea Germano ministra palestra

O CENAD - Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres vinculado a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil, promoveu, do dia 15 à 17/04, o Workshop: Diretrizes para Análise de Suscetibilidade, perigo, vulnerabilidade e mapeamento de áreas de riscos de deslizamentos. O propósito do evento foi definir um caderno de diretrizes para análise eficaz de temas relacionados à redução dos riscos de desastres no que tange deslizamentos.

O público-alvo do Workshop foram técnicos, gestores e especialistas em identificação e avaliação de riscos das diversas esferas do governo. Pela CPRM participaram o chefe do Departamento de Gestão Territorial, geólogo Cássio Roberto da Silva, o coordenador executivo do Departamento de Gestão Territorial, o geólogo Jorge Pimentel, os geólogos Dario Peixoto e Rodrigo Gallo, a coordenadora executiva da Divisão de Hidrologia, Andréa Germano, que palestrou sobre “O monitoramento e emissão de avisos hidrológicos em bacias críticas”, e a geóloga Sandra Fernandes da Silva, Coordenadora Nacional de Suscetibilidade, que palestrou sobre “A Análise de Suscetibilidade – questões conceituais e metodológicas”. A CPRM apoiou o evento realizando um relatório dos trabalhos que ficou a cargo dos geólogos Thiago Dutra dos Santos e Maria Emília Brenny.
Representantes da CPRM Rodrigo Gallo, Andrea Germano,
Sandra Fernandes e Dario Peixoto

O evento ocorreu no âmbito do projeto de fortalecimento das ações integradas de redução de riscos de desastres de sedimentos, planejamento da expansão urbana, monitoramento e resposta a desastres, intitulado como Projeto Gides, executado por meio de um acordo de cooperação entre os governos brasileiro e japonês e que envolve, no Brasil, as três esferas de governo: federal, municipal e estadual.



Os objetivos do Workshop foram:

- Definir como os instrumentos de gestão de risco (carta geotécnica, análise de vulnerabilidade, mapeamento de risco e instrumentos de planejamento ambiental urbano) estão sendo trabalhados pelo Governo Federal e pelos estados brasileiros;

- Compartilhar as experiências de alguns estados brasileiros sobre a gestão de risco de desastres;

- Integrar as metodologias existentes de mapeamento de áreas de riscos e propor caminhos para definição de formatos de saída de dados padronizados;

- Discutir o uso de informações de risco (setorização emergencial realizada pela CPRM e mapeamento de áreas de riscos realizado pelo CENAD e por órgãos estaduais e municipais) nos trabalhos de monitoramento e alertas.