quinta-feira, abril 24

Escritório do Rio de Janeiro incentiva empregados a irem ao trabalho de bicicleta

André Invernizzi sai de sua casa em Niterói e vai para a
 Urca de bicicleta. Ele gravou vídeo dessa aventura

O Rio de Janeiro tem o terceiro pior trânsito do mundo. Perde apenas para Istambul e Moscou, segundo estudo de uma empresa holandesa de tecnologia de transporte que listou 169 cidades no mundo com trânsito caótico. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) também divulgou recentemente que o trabalhador que mora nas grandes metropolis perde em média 3 horas por dia no trânsito.

O fato é que, está cada vez mais complicado se locomover nas grandes cidades, especialmente, no Rio de Janeiro, onde o caos no trânsito atrapalha a vida de milhares de pessoas que todos os dias perdem horas em engarrafamentos, pontos de ônibus, filas de metrô ou espremidas dentro de um vagão de trem, a caminho do trabalho ou voltando para casa.

A CPRM incentiva empregados e colaboradores do escritório do Rio de Janeiro, a utilizarem meios de transporte alternativo para chegarem ao trabalho. Para isso, a Diretoria de Administração e Finanças (DAF)  por meio do programa CPRM Sustentável acaba de reformar banheiros e bicicletário no prédio histórico da Urca. A ideia é que esses locais possam ser utilizados  com frequência para quem desejar ir ao trabalho de bicicleta.

Andar de bicicleta faz bem a saúde - Pedalar  além de  facilitar o deslocamento nas grandes cidades gera benefícios à saúde do ciclista. Tirar a bicicleta do fundo da garagem pode ser uma boa ideia para a saúde, porque melhora o sistema cardiorrespiratório, alivia o estresse mental, queima calorias e fortalece os músculos e as articulações.  Entretanto, pedalar requer também cuidados. Uma bicicleta mal ajustada pode provocar dores na coluna lombar, cervical, joelhos, tornozelo, pés e formigamento nas mãos. Antes de sair por ai pedalando curtindo as belas paisagens da cidade maravilhosa procure um médico e faça uma avaliação do seu condicionamento físico. 
Gabriela Figueiredo da Divisão de Geoprocessamento diz que, buscava uma oportunidade para começar a fazer atividades físicas sem comprometer o trabalho. “Escolhi a bicicleta, porque pensei em fazer uma atividade física que não exigiria um tempo específico.” Gabriela mora em Laranjeiras e segundo ela, para chegar ao trabalho, pedala por 30 minutos.

Morador de Copacabana Fernando Relvas, da Superintendência de Planejamento e Métodos, afirma que, a redução do tempo percorrido entre sua casa e trabalho, o fez optar bicicleta como meio de transporte.“ Gasto em torno de 15 minutos até a empresa, além disso, consigo admirar a beleza do Rio de Janeiro durante trajeto”, conta Relvas.

Mas quem não  que  suar a camisa pode  fazer como Alan Dussel, do Departamento de Relações Institucionais e Divulgação. Ele  explica que pensando em comodidade optou pela bicicleta elétrica. “Moro em Copacabana, apesar da distância ser pequena é difícil ter ônibus”, diz Dussel,  que  também celebra  sua escolha pela fato de sua bicicleta não ficar presa no trânsito. “Tenho noção do tempo que vou gastar até o trabalho, essa também é uma vantagem”, comenta. 

icicletário – A possibilidade de ir de bicicleta para o trabalho  faz toda a diferença para quem mora na zona Sul. Morador  de Botafogo, Roberto Aguiar, do Departamento de Geologia Marinha,  conta que pedala durante 15 minutos para chegar a CPRM. Ele aprovou as recentes reformas que deram mais segurança aos ciclistas.  “O bicicletário fica na parte interna da empresa. Agora nós temos uma maior segurança,” diz.

André Invernizzi  da equipe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, gravou vídeo durante o trajeto de sua casa para a CPRM. Ele mora em Niterói  e vai pedalando até a estação das barca, de lá segue até a praça XV, no centro do Rio, onde  continua pedalando  até a CPRM. Nesse trajeto ele leva cerca de  40 minutos.  André conta que o objetivo era incentivar amigos e familiares  a pedalarem  também. “Um amigo surgiu com a ideia de gravar um vídeo, gostei e fiz o mesmo. Hoje algumas pessoas me procuram e dizem que também irão aderir a bicicleta como meio transporte.”

Vestiários reformados - Além do bicicletário, a empresa oferece aos empregados banheiro masculino e feminino que facilitam a higienização após a chegada à empresa. O banheiro destinado às mulheres está alocado no bloco A4, no térreo. Para os homens está disponível o banheiro da quadra esportiva da empresa, também com chuveiro e aberto diariamente.  Todos os banheiros foram reformados para dar um ambiente acolhedor aos ciclistas da empresa. 

Confira  o vídeo feito por André Invernizzi