segunda-feira, março 31

Santa Catarina lança o Mapa Hidrogeológico do estado


Apresentação do Mapa Hidrogeológico
O Serviço geológico do Brasil (CPRM) lançou Nesta terça-feira (01/4), o Mapa Hidrogeológico de Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS). Participaram do evento o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial Thales Sampaio, o Superintendente Regional de Porto Alegre José Leonardo Silva Andriotti, o Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial Marcos Alexandre de Freitas e o responsável pela execução do Projeto o Geólogo José Luiz Flores Machado.

Sampaio entregou ao secretário Paulo Bornhausen, um modelo impresso do Mapa Hidrogeológico na escala 1:500.000. Os resultados alcançados descrevem a situação dos recursos hídricos subterrâneos em Santa Catarina, com destaque para os aspectos geológicos e hidrogeológicos do território, sua potencialidade para explotação, qualidade físico-química das águas subterrâneas e também a indicação das melhores condições de seu aproveitamento.


Entrega do modelo impresso pelo Diretor 
Thales Sampaio
De posse dessas informações, o estado de Santa Catarina poderá melhor definir e elaborar políticas públicas adequadas ao aproveitamento sustentável das águas subterrâneas. O projeto foi  o primeiro mapa hidrogeológico estadual desenvolvido em ambiente de Sistema de Informações Geográficas , facilitando sua utilização e permitindo ao usuário a realização de algumas tarefas de geoprocessamento, através da visualização e manipulação amigável dos arquivos.

Posteriormente na SDS Machado apresentou os aspectos metodológicos e técnicos do mapeamento hidrogeológico com a presença dos técnicos  daquela secretaria, do DNPM e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) .

Com este produto, a CPRM e o governo de Santa Catarina dão mais um passo fundamental em direção ao incremento na geração de informações técnicas de qualidade, com a inserção desse tema nas políticas públicas governamentais, visando à melhoria da qualidade de vida do cidadão catarinense.