segunda-feira, março 31

Novo mapa geológico de Minas Gerais será lançado no Simexmin

A reunião tratou de detalhes para o lançamento do mapa
Com vistas a acertar os detalhes finais para o lançamento do novo Mapa Geológico e de Recursos Minerais de Minas Gerais, que irá ocorrer durante o VI Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), no período de 11 a 14 de maio na cidade de Ouro Preto – MG, uma equipe da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), reuniu-se com pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), no dia 28/03, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH).


Durante o encontro, a geóloga Andréa França, responsável técnica pela parceria entre a CPRM e a Codemig destacou a importância do produto para o estado de Minas Gerais, que já possui praticamente 100% de seu território mapeado na escala 1:100.000. Na reunião, os representantes da Codemig conheceram o formato final do mapa produzido em Sistema de Informações Geográficas (SIG).

O novo mapa de recursos minerais em seu formato final

Pela Codemig participaram da reunião Andréa França, o representante administrativo e financeiro, Antonio Martinho Rezende, e o geólogo Filipe Chaves. Pela CPRM participaram o superintendente da Sureg-BH, Marco Antônio Fonseca, o gerente de Geologia e Recursos Minerais, Márcio Silva, o executor do projeto, Claiton Pinto, e o geofísico Antonino Borges.


Parceria
Fruto de parceria entre a CPRM e a Codemig, o trabalho foi iniciado em fevereiro de 2010 e executado de acordo com as especificações técnicas estabelecidas entre os participantes, com a adoção de metodologia e expertise da CPRM.

Segundo Claiton Pinto, entre os fatores que motivaram a produção do novo mapa está o avanço do conhecimento resultante dos mapeamentos executados na escala 1:100.000 desde a última versão publicada em 2003; e as pesquisas de gás e óleo desenvolvidas pela Codemig na Bacia do São Francisco em MG. Além disso, a conclusão da cobertura total de aerogeofísica de detalhe abrangendo 100% do estado, também contribuiu para que ocorresse a atualização.

O novo mapa fornecerá informações atualizadas e mais detalhadas da geologia e dos recursos minerais do estado, constituindo-se num instrumento de planejamento e gestão e de atração e fomento de novos investimentos em Minas Gerais, estado que arrecada 52% da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).


Outras ações que merecem destaque é início do mapeamento, na escala 1:50.000, de áreas consideradas prioritárias para novos investimentos; e a execução já concluída da totalidade da área do Quadrilátero Ferrífero na escala 1:25.000, onde atualmente a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais da CPRM desenvolve um projeto de integração dos dados da região.