terça-feira, novembro 19

Gestão de recursos hídricos no mundo é destaque de Simpósio



Thales Sampaio enfatizou a conscientização nas escolas 

Um país encontra o equilíbrio quando desenvolve mecanismos de gestão para melhor aproveitar os seus recursos naturais de forma sustentável. Baseado nesse preceito, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) elegeu, como tema central do XX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH), “Água – Desenvolvimento Econômico e Socioambiental”.

Realizado no centro de eventos Fundaparque, em Bento Gonçalves - RS, no período de 17 a 21/11, o XX SBRH registrou o número recorde de 1500 inscritos, representando dezenas de instituições públicas e privadas brasileiras, além de conferencistas e palestristras convidados de vários organismos internacionais. A abertura ocorreu no domingo, 17/11, com a presença do ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, do diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales Sampaio; do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; do presidente da ABRH, Luiz Gabriel Azevedo.

Abertura do Simpósio
A engenheira hidróloga da CPRM e presidente da Comissão Organizadora do XX SBR abriu o evento ressaltando o número recorde de participantes e as inovações do simpósio, como o projeto Fundação PROAMB, que busca promover conhecimento, tecnologias e soluções ambientais seguras para construir um mundo melhor; a participação de 10 mil crianças no evento com atividades culturais e educativas sobre a questão dos recursos hídricos; as palestras técnicas para a comunidade local; e as apresentações orais com tempo limitado em quatro minutos, possibilitando um número expressivo de trabalho e posterior debates durante as sessões painéis, o que amplia a oferta de apresentações de novas pesquisas e a interação entre os técnicos. Germano também citou a feira que ocorre paralelamente ao evento, anunciando que, a partir desta edição, passa a se denominar Expohidro.

Já o diretor Thales Sampaio destacou, na abertura, a presença da CPRM com cerca de 60 trabalhos no simpósio. Sampaio defendeu a importância de conscientizar as crianças em idade escolar para a necessidade de preserva e bem usar os recursos hídricos, garantindo esse bem precioso que é a água para as futuras gerações.

Andréa Germano da CPRM faz abertura do Simpósio
O presidente da ABRH, Luiz Gabriel Azevedo, lembrou que a gestão das águas no mundo está cada vez mais complexa, o que exige conhecimento mais específico e articulação de esforços entre os governos, instituições públicas empresas, academia, o terceiro setor e a sociedade de maneira geral. Também discursaram na abertura o prefeito Guilherme Pasin, e o ministro Francisco Teixeira. 




Confira o temário do Simpósio:
1 - Panejamento e Gestão de Recursos Hídricos
2 - Hidrologia e Hidrogeologia
3 - Saneamento Ambiental e Águas Urbanas
4 - Hidráulica
5 - Hidro-Energia
6 - Hidrossedimentologia e Ciclos Bio-Geoquímicos
7 - Ambientes Costeiros
8 - Meio Ambiente e Hidro-Ecologia
9 - Uso da Água no Processo Produtivo: Eficiência, Reúso e Reciclagem
10 - Mudanças Climáticas e os Impactos nos Recursos Hídricos
11 - Tópicos Especiais