terça-feira, novembro 26

Sistema vai acompanhar o andamento das despesas por centro de custo


Diretor Eduardo Santa Helena participa 
da abertura da palestra

O Sistema de Informações de Custos (SIC) implantado pelo Governo Federal para acompanhamento de projetos e programas de trabalho já é uma realidade na CPRM. A empresa foi o primeiro órgão da administração indireta a utilizar a nova ferramenta de gestão.  Para explicar os principais avanços do SIC, que além de ajudar a organizar  e integrar  dados contábeis, facilita o planejamento  e a tomada de decisões, o Departamento de Recursos Humanos  (Derhu), em parceria Departamento de Contabilidade, Orçamento e Finanças (Decof) promoveram nesta segunda-feira (25/11), no escritório do Rio de Janeiro, palestra sobre a implantação do sistema na CPRM.

A abertura da palestra contou com a presença do diretor de Administração e Finanças (DAF), Eduardo Santa Helena; do chefe do Decof, Roberto da Silva Malafaia; da chefe da Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Didehu), Silvia Mendes Azevedo; do Auditor Interno, Juliano Oliveira; empregados e colaboradores das áreas administrativa e operacional  da instituição.  


Empregados prestigiaram o evento 
O diretor Eduardo Santa Helena destacou a importância da iniciativa que alavancou a parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Segundo ele,  essa vai aprimorar o acompanhamento das informações contábeis da instituição. “Essa ferramenta ajuda a avaliar nossos gastos de maneira minuciosa, além de ser um instrumento de planejamento que conta com o apoio da Diretoria Executiva” diz o diretor,  que parabenizou  a equipe responsável pela implantação do sistema na empresa.

Segundo Malafaia, a CPRM sempre teve a cultura de controlar suas despesas por intermédio de custos, agora com o SIC, a empresa vai aperfeiçoar ainda mais esse controle. “O SIC gera relatórios gerenciais mensais sobre o andamento das despesas por projetos e ações isso facilita o gerenciamento dos recursos”, destaca. Outra vantagem explica Juliano Oliveira é que, o SIC ajuda  mensurar  à eficiência da execução orçamentária e   atende uma antiga exigência dos órgãos de controle. 

O SIC permitirá que informações patrimoniais sejam identificadas, registradas e divulgadas através dos lançamentos e demonstrativos contábeis explica Suliman Tadei de Souza, assistente do Decof, que fez a apresentação.   De acordo com ele, a vantagem do SIC, é que agora, as despesas serão apropriadas no Centro de Custo correto. “Isso irá facilitar a prestação de contas e a análise para orçamento de novos projetos semelhantes, além do acompanhamento das metas físicas”, destaca Suliman.

Chefe do Decof, Roberto da Silva Malafaia
 fala da importância do SIC
O SIC é uma ferramenta de controle que busca subsidiar o processo de planejamento e a tomada de decisões, além de dar mais transparência aos gastos públicos.  Os relatórios gerenciais estão disponíveis para consultar na intranet.