terça-feira, novembro 26

Semana de Geologia do ES promove intercâmbio entre estudantes e profissionais

Vieira debate o novo Mapa Geológico do Espírito Santo

O geólogo Valter Salino Vieira, da Superintendência Regional de Belo Horizonte do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), apresentou uma palestra sobre a integração do novo Mapa Geológico do Estado do Espírito Santo, escala 1:400.000, durante a I Semana de Geologia do Espírito Santo e III Semana de Estudos Geológicos da Universidade Federal do Espírito Santo (Segeo/UFES).

A Semana de Geologia do Espírito Santo, que ocorreu no período de 18 a 22/11 no município de Alegre - ES, trata-se de um evento promovido pelos alunos do curso de Geológica da UFES, sob a orientação dos professores do Departamento de Geologia.

Vieira apresenta as características 
marcantes do Feixe Colatina
Com a participação de um público-alvo formado por profissionais de Geologia e áreas afins que atuam no Espírito Santo; docentes, pesquisadores, funcionários e discentes da UFES; e de outras instituições e comunidade, o evento tem como meta promover a troca de experiências profissionais e acadêmicas entre a comunidade geológica do Estado do Espírito Santo e do Brasil, por meio de minicursos, palestras e exposição de trabalhos científicos.  

Valter Salino Vieira participou a convite da comissão do evento, para falar sobre a integração do novo mapa do (ES). A apresentação foi no dia 19 e abrangeu todas as folhas que foram integradas para a execução do mapa. Vieira também abordou as características marcantes do Feixe Colatina (Alkmin, 2002, comunicação verbal) mostrando como este feixe é bem demarcado no mapa Magnetometria - Sinal Analítico, um dos temas abordados na apresentação. 

Além do geólogo da CPRM, o evento contou com a participação de palestritas de outras instituições, destacando-se os temas: “Novo Marco Regulatório”, por Flávio Erthal do Departamento de Recursos Minerais do Rio de Janeiro; “O mercúrio como uma das atividades vulcânicas durante o Cretáceo-Paleógeno”, apresentado pelo professor Alcides Sial da Universidade Federal de Pernambuco; e “Neotectônica do Brasil”, palestra proferida pelo professor Eduardo Salamuni da Universidade Federal do Paraná.