quinta-feira, novembro 14

Seminário debate a importância das APLs de Base Mineral no Brasil

Valter Salino representou o diretor Roberto 
Ventura durante o Seminário

Com o objetivo de unir e intensificar a relação de empresas e setores organizados em Arranjos Produtivos Locais (APLs), discutindo e difundindo experiências e procurando soluções para essa importante cadeia produtiva brasileira, ocorreu, de 5 a 7 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo, o X Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o VII Encontro da RedeAPLmineral.

O seminário, cujo tema central foi “Competitividade e Sustentabilidade dos APLs de Base Mineral” se consolida como um meio para a divulgação junto à sociedade da importância da cadeia produtiva da APLs do setor mineral, que abrange as atividades de extração, beneficiamento e transformação mineral.

Debate sobre o novo Marco Regulatório da Mineração 
os reflexos nas APLs de base mineral
Representando o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), esteve presente ao evento o geólogo Valter Salino, da Superintendência Regional de Belo Horizonte. Segundo Salino, entre as várias discussões realizadas, destacaram-se as questões referentes à exploração e transformação de rochas ornamentais como granito e mármore; a produção, processamento e comercialização de joias; e a produção de insumos minerais para a construção civil como areia, cascalho, brita, cerâmica etc. “As APLs estão sendo muito bem desenvolvidas em todo o território nacional, principalmente em estados como Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Isso faz com que o setor adquira uma grande importância dentro do cenário da mineração brasileira”, disse Valter Salino.


Além dos processos produtivos, os participantes também abordaram questões importantes como o mercado de mineração no Brasil com foco na formalização e organização da produção mineral; e a eficiência produtiva e sustentabilidade, destacando-se a avaliação do ciclo de vida de produtos da indústria mineral, a tecnologia e a inovação para competitividade e sustentabilidade mineral. Outro tema que gerou grande interesse foi a discussão do novo Marco Regulatório da Mineração brasileira e seus reflexos para as APLs de base mineral.