quarta-feira, novembro 20

Nova Friburgo recebe representantes da cooperação técnica Brasil-Japão


Representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e geólogos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) estiveram em Nova Friburgo nesta na quinta-feira (14/11), para darem início às atividades do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Desastres Naturais no município.

Na ocasião eles participaram de reunião com os secretários municipais para debater o fortalecimento da estratégia nacional de gestão integrada de riscos e resposta a desastres naturais. A delegação visitou pontos de Nova Friburgo atingidos pela tragédia climática de janeiro de 2011 e obras de recuperação. O primeiro bairro a ser visitado foi a Vilage, onde o grupo pode conhecer o sistema de alerta e alarme feito por sirenes e também a Unidade de Proteção Comunitária (UPC).

Eles visitaram ainda Córrego Dantas, localidade que sofreu com inundações e escorregamentos de terra de forma simultânea. Em Duas Pedras e na Granja Spinelli a comitiva pôde observar matacões e locais onde ocorreram deslocamentos de rochas.

Para o Ten. Cel. Mori, secretário Defesa Civil do município, essa parceria tende a fortalecer ainda mais o trabalho de prevenção e o estudo que já vem sendo feito em Nova Friburgo desde 2011. “Explicamos quais são as nossas vulnerabilidades e, diante da experiência que os japoneses têm de superar tragédias, acreditamos que essa parceria irá ajudar muito o município. Esperamos conseguir fazer um estudo capaz de correlacionar o índice de chuvas com os escorregamentos, avaliando, inclusive, as características e particularidades do solo do município” - destacou o secretário.

O trabalho de cooperação será desenvolvido no município nos próximos quatro anos com transferência de tecnologia e conhecimento, com o objetivo principal de auxiliar a Defesa Civil na elaboração de um plano de reação e evacuação seguro. Além de Nova Friburgo, as cidades de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro, e Blumenau, em Santa Catarina, foram escolhidas para participar do projeto de cooperação técnica entre os governos do Japão e do Brasil.

Fotos: Leonardo Vellozo



Com informações assessoria de comunicação de  Nova Friburgo