terça-feira, novembro 19

CPRM descobre fósseis na Bahia

Paleontólogo Rafael Costa da Silva
em caverna com fósseis  


O Serviço Geológico do Brasil encontrou diversos fósseis em cavernas localizadas na faixa oeste da Bahia. A descoberta faz parte do Projeto GeoKarst que já está em curso há dois anos e meio e está incluído no Programa de Geodiversidade. Já foram realizadas cerca de cinco campanhas de campo envolvendo a parte de hidrodinâmica, hidroquímica, reconhecimento de problemas ambientais, e está marcada para janeiro do próximo ano mais uma campanha focando a questão paleontológica.

Estão participando pela CPRM o paleontólogo Rafael Costa da Silva, a geóloga Mylene Berbert-Born e a hidrogeóloga Tereza Cristina Villanueva. Segundo Mylene as cavernas que existem nessa região são pouco conhecidas, ainda estão sendo cadastradas e mapeadas; nelas estão sendo encontrados muitos materiais fósseis, animais da fauna extinta. 

Geóloga Mylene Berbert-Born com o
crânio de uma preguiça gigante
“O interessante é que algumas dessas cavernas são ricas em termos de diversidade, tem muitos bichos diferentes lá dentro. A gente achou lhamas, ungulados extintos, grandes tartarugas, mastodontes, achamos um sítio com muitas preguiças gigantes, grandes tatus extintos, enfim, tem uma grande variedade, um material que não foi estudado, não foi coletado. E nós coletamos uma parte para poder descrever um pouco dessa riqueza cientifica e cultural”, descreveu a geóloga.

“Os fósseis da megafauna pleistocênica são bem conhecidos na Bahia, mas não há registros na região de estudo, o que gera um hiato na distribuição biogeográfica conhecida para estes animais. Essa nova ocorrência traz informações importantes sobre como essa fauna evoluiu, como ocupou diferentes ambientes ao longo do tempo e como estes ambientes mudaram nos últimos milhares de anos”, afirmou o paleontólogo Rafael.

Os materiais coletados são transportados para a Divisão de Paleontologia no Rio de Janeiro, onde são limpos, preparados e identificados. Eles vão ficar depositados no Museu de Ciências da Terra, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Acesse a galeria de fotos


Fósseis encontrados em caverna
 no Oeste da Bahia