quinta-feira, novembro 28

Lucy Chemale palestra sobre Terras Raras no Rio de Janeiro

Projetos em desenvolvimento
no Brasil em Terras Raras
O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCTI) e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM/MME) promovem o II Seminário Brasileiro de Terras-Raras no dia 29 de novembro na sede do CETEM, no Rio de Janeiro. A CPRM será representada pela geóloga Lucy Chemale que fará palestra sobre “Terras raras no Brasil: Novas perspectivas de prospecção”.

O projeto Terras Raras, que é parte integrante do projeto “Avalição do Potencial dos Minerais Estratégicos do Brasil”, é conduzido pela CPRM e financiado PAC 2, e visa apresentar alternativas para minimizar a dependência do Brasil com relação a Terras Raras. 

Terras-raras são elementos químicos que se encontram na produção de catalisadores, imãs, ligas para baterias recarregáveis, corantes de vidro, cerâmicas de alta resistência, entre outros produtos de alta tecnologia. O mercado de produtos industrializados que utilizam terras-raras entre seus componentes chegam a render cerca de 4 trilhões de dólares. Esta segunda edição do seminário busca dar continuidade aos esforços no âmbito governamental, acadêmico e no setor industrial para que se criem condições para a construção de bases para o desenvolvimento de uma cadeia de terras-raras no Brasil.


O evento contará com a participação de representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, de Universidades, de Centros de pesquisa e setores da iniciativa privada interessados no tema.