quarta-feira, novembro 13

Geólogo Cássio Roberto participa do Encontro Intercontinental sobre a Natureza


O pesquisador em geociências Cássio Roberto da Silva, participa na quarta-feira (13/11) do Encontro Intercontinental sobre a Natureza promovido pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (Ihab). O evento começou na segunda-feira (11/11) e vai até sexta-feira (15/11), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O objetivo geral é discutir as questões do desenvolvimento sustentável a nível intercontinental, ressaltando as atuais condições, os estudos realizados e as ações a serem implementadas para o manejo geoecológico da natureza, além de mobilizar a população em geral para a conscientização do interesse pela proteção da água, do meio ambiente, do turismo ecológico, da eco arte cultura e a convivência harmoniosa dos seres vivos em seu habitat.

O crescimento urbano desordenado, outro fenômeno intercontinental, também será discutido no Encontro. Atualmente, o Brasil possui cerca de 192 milhões de habitantes e as cidades não estão preparadas, nem estruturadas e cada vez mais apresentam problemas relacionados ao uso do solo, deslizamentos, produção de lixo e saneamento básico, entre outros.

De acordo com o presidente do Ihab, o geólogo Clodionor Araújo, essa temática é vital para todos os setores sociais e econômicos: “Segurança hídrica significa garantir que ecossistemas de água doce, costeira e outros relacionados sejam protegidos e melhorados; que o desenvolvimento sustentável e a estabilidade política sejam promovidos; que cada pessoa tenha acesso à água potável suficiente a um custo acessível para levar uma vida saudável e produtiva; e que a população vulnerável seja protegida contra os riscos relacionados à água”.

O evento vai promover outros debates sobre as diversas questões ambientais com pesquisadores internacionais, como Ricardo Sandoval Minero (do México), Bimo Nkhata (África), Eimar Karar (África) e Christopher Scott (Arizona). Além de destaques nacionais, como Vicente Andreu Guillo, da Agência Nacional de Águas (ANA); Lazaro Valentim Zuquette, do Departamento de Geotecnia da USP/São Carlos.

O público terá oportunidade, ainda, de conhecer estudos, experiências e ações de manejo ecológico, participar de palestras, cursos, e visitar a Feira Proeco, que apresentará negócios sustentáveis de sucesso. Uma exposição fotográfica com as mais interessantes ações de reciclagem também será uma atração do evento.