quarta-feira, novembro 6

Diretor Thales Sampaio visita poço pioneiro no Sertão de Alagoas



O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), geólogo Thales Sampaio, em companhia do secretário de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente de Alagoas, Napoleão Casado e do superintendente regional de Recife, José Wilson, visitou na segunda-feira (4/11) o poço pioneiro para produção de água, localizado no município de Mata Grande, Alagoas.


Produzindo 130.000 litros/hora de água de excelente qualidade físicoquímica  o poço é de extrema importância para aquela parte do sertão alagoano, por se tratar de uma nova fronteira para exploração de reservas hídricas subterrâneas. Com 420 metros de profundidade é o primeiro poço construído em uma área onde se acreditava não existir reservas tão significativas. Os estudos hidrogeológicos, apoiados por levantamentos geofísicos indicaram fortes indícios da ocorrência de um bom aquífero, comprovado neste momento.


Este poço integra a rede estratégica de poços, composta por 24 sistemas de  abastecimento, implantada em oito estados do semiárido nordestino pela CPRM, em parceria com a Secretaria de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional com o objetivo de oferecer  fontes permanentes de suprimento  de água, com grandes vazões e excelente qualidade,  para abastecimento de carros pipas.

Acesse a galeria de fotos