terça-feira, outubro 1

Trabalho de campo do Projeto Construção Civil é realizado em Curitiba

Alto do Purunã – Balsa Nova, PR
Amostragem de argila
Foram desenvolvidos trabalhos de campo do Projeto Insumos Minerais para Construção Civil na região Metropolitana de Curitiba. Os trabalhos aconteceram no mês de setembro com visita a produtores de argila e brita, além de ser realizada amostragem nos municípios de Balsa Nova e Campo Largo. Participaram destes trabalhos o chefe da Divisão de Minerais Industriais (Dimini), Ruben Sardou Filho e o chefe do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba, Luiz Antônio Chieregati.

O Projeto apresenta uma característica diferente dos demais projetos em áreas metropolitanas, dada a sua grande extensão. A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é a segunda maior do país dentre as que encerram a capital do Estado. Apresenta uma área de quase 15.500 km2, representando 7,7% do território do Paraná.  

Produção de areia a partir de arenitos 
Esse aspecto, aliado à grande diversidade geológica da região fazem dela uma das mais importantes no que diz respeito à produção e minerais industriais. Considerando apenas os bens minerais enfocados pelo projeto são cerca de 40 produtores de areia (e saibro), 20 produtores de brita, 64 de calcário, e 210 olarias (consumidores de argila), completando 334 indústrias. Em termos de requerimentos minerais para essas mesmas substâncias identificou-se 1.218 áreas oneradas junto ao DNPM.

A Amostragem de areia encontra-se praticamente concluída (>90%) e encontra-se em andamento a amostragem de brita (50%). A amostragem de argila foi iniciada nesta etapa de campo e se aguarda para meados de outubro/início de novembro a amostragem dos calcários.

No município de Ponta Grossa foi realizada uma reunião técnica com Liliane Claudino Ferreira no Laboratório de Cerâmica Vermelha do SENAI, avaliando a possibilidade da execução de ensaios tecnológicos cerâmicos naquela instituição.

           Argila branca da base da cobertura.