quarta-feira, outubro 2

Atlas Geoquímico vai mapear áreas contaminadas em nove estados

A geóloga Fernanda Cunha apresenta a Geomedicina
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai disponibilizar estudo em nove estados que indicam áreas contaminadas por elementos prejudiciais à saúde ambiental e humana. O estudo está sendo elaborado nos estados de Roraima, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, é deverá ser finalizada no ano que vem com o lançamento do Atlas Geoquímico.


O trabalho faz parte do projeto Levantamento Geoquímico Multiuso e foi apresentado quinta-feira (26/9) pela geóloga Fernanda Cunha durante encontro “Tardes Hidrogeológicas”, promovido pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas), no Rio de Janeiro.

Técnicos participam do encontro “Tardes Hidrogeológicas”
Fernanda Cunha abordou a aplicação da geomedicina em temas de gestão da saúde pública. A geóloga explicou que o projeto desenvolvido pela CPRM tem como objetivo disponibilizar os dados gerados para estudos em diversas áreas, como pesquisa mineral, ambiental, agricultura, ocupação dos solos e saúde pública.


O projeto é desenvolvido pela Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) com coordenação do chefe do Departamento de Gestão Territorial (Deget), Cássio Roberto da Silva. Para elaboração dos atlas geoquímico, a CPRM utiliza recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, após concluídos, serão disponibilizados para os gestores municipais e a sociedade na escala 1:500.000.