terça-feira, outubro 22

Pesquisadoras da CPRM participam da I Semana Nacional de Redução de Desastres em Parauapebas

Entrega do Relatório Final do mapeamento de riscos

As pesquisadoras em geociências da Superintendência Regional de Belém, Dianne Fonseca e Sheila Teixeira, participaram, na quinta-feira (17/10), do encerramento da I Semana Nacional de Redução de Desastres em Parauapebas (PA).

Direcionada principalmente aos agentes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) do município e tendo como tema principal “Informação é a melhor proteção”, o evento buscou sensibilizar a sociedade quanto às ações preventivas para redução de desastres, principalmente das comunidades que vivem em áreas de risco.

Como parte da programação do evento as pesquisadoras da CPRM entregaram oficialmente à Comdec de Parauapebas o Relatório Final do mapeamento de riscos geológicos e hidrológicos do município, elaborado pela equipe do Serviço Geológico do Brasil, cujos dados servirão como base para definir as ações de prevenção a desastres no município. Após a entrega, os resultados do relatório foram divulgados aos presentes, onde foi demonstrada a metodologia utilizada no mapeamento e a consequente delimitação das áreas de riscos a inundações e deslizamentos existentes no município.

O encerramento da Semana contou com a participação dos agentes de defesa civil do município, autoridades municipais, alunos do 8º ano da Escola Municipal Elisaldo Ribeiro e da equipe da CPRM, que distribuiu a todos os presentes a Cartilha “COMUNIDADE MAIS SEGURA: Mudando Hábitos e Reduzindo Riscos de Movimentos de Massa e Inundações”, elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil com o objetivo de transmitir conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de massa e as inundações. A cartilha é destinada ao público não especialista no tema, sendo direcionada principalmente para estudantes e moradores de comunidades e assentamentos precários.


Distribuição da cartilha “Comunidade Mais Segura”
Encerramento