terça-feira, outubro 29

Geólogo da Superintendência de São Paulo defende tese de doutorado na USP

O geólogo durante a apresentação
O geólogo Vicente Sergio Costa, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defendeu no início do mês tese de doutorado no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Orientado pelo professor Excelso Ruberti, Costa apresentou o tema “Mineralogia e petrologia dos xenólitos mantélicos da província kimberlítica de Juína (MT)”. A banca examinadora, composta pelos doutores Elson Paiva de Oliveira (Unicamp), Herbert Conceição (UFSE), Rogério Guitarrari Azzone (USP) e Maria Zélia Aguiar de Souza (UFMT), aprovou, por unanimidade, a tese apresentada pelo pesquisador.


Vicente e membros da banca logo após a defesa
Vicente é lotado na Gerência de Recursos Minerais da Superintendência Regional de São Paulo, Núcleo de Apoio de Curitiba. A tese foi o resultado de estudos petrográficos, mineralógicos e isotópicos radiogênicos (Sm-Nd) realizados em xenólitos de peridotitos, eclogitos e megacristais recuperados em kimberlitos da província de Juína (MT). O estudo avalia a composição química e o estado de equilíbrio termobarométrico e de oxi-redução dos minerais primários apontando assim, as condições de formação e preservação de diamantes nestes xenólitos.


“Em nome de meus diretores, superintendentes, gerentes e do chefe do Núcleo de Apoio de Curitiba, agradeço a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais pela permissão de efetuar a pós-graduação”, diz o geólogo.