terça-feira, outubro 8

CPRM participa de workshop sobre sistema de alerta a inundações



A Agência Nacional de Águas (ANA) realiza hoje (8/10) e amanhã o “II Workshop sobre Sistemas de Alerta Precoce focado em Água”, na sede em Brasília. O encontro, que contou com a presença da ministra de Comércio Exterior e Desenvolvimento de Cooperação dos Países Baixos, Liliane Ploumen, e vários especialistas holandeses, encerra o programa  holandês “Governo a Governo”, com o Brasil. Pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participam Andréa Germano, coordenadora executiva do DEHID (Sureg-PA), Marcio Oliveira Cândido, gerente de hidrologia e gestão territorial (Sureg-BH) e Éber José de Andrade Pinto, coordenador executivo do DEHID (Sureg-BH).

O foco do programa foi planejar e colaborar institucionalmente no gerenciamento de riscos e desastres relacionados à inundação. As bacias dos rios Doce (MG/ES) e Mundaú (PE/AL) foram selecionadas com pilotos. Durante a abertura do workshop, o presidente da ANA, Vicente Andreu, e a ministra Liliane Ploumen assinaram uma carta de intenções para a realização de um acordo de cooperação técnica na área de sistema de alertas.


Depois da solenidade de abertura, o conselheiro sênior da Deltares (Instituto de Pesquisas de Água da Holanda), Albrecht Weerts, ofereceu uma Aula Magna sobre “Integração de Sistemas”, em que explicou a importância da integração entre todos os sistemas técnicos e institucionais e como essa integração funciona da Holanda.


Ao período da tarde foi reservado tempo para análise da cooperação interinstitucional para gerenciamento de risco nas bacias do Doce e Mundaú, acompanhamento dos resultados obtidos e discussões sobre novos trabalhos. Amanhã (9/10) haverá uma discussão plenária sobre cooperação institucional em gerenciamento de risco de inundações nas duas bacias e análise da cooperação institucional.

O "I Workshop sobre Sistemas de Alerta Precoce focado em Água" foi realizado em junho de 2012, também em Brasília. De 3 a 7 de setembro deste ano uma missão brasileira visitou a Holanda, para conhecer as experiências deste país em gerenciamento de riscos a inundações.

As tratativas para essas parcerias começaram em 2011 entre a ANA, a embaixada da Holanda no Brasil e a Agency NL/EVD do Ministério da Economia, Agricultura e Inovação dos Países Baixos. Desde então, foram realizadas duas missões holandeses no Brasil.

Outras instituições governamentais também participaram dos trabalhos, como o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração; Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência e Tecnologia; o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), do Ministério de Minas e Energia, além de entidades estaduais de gerenciamento de recursos hídricos e da Defesa Civil.


Com informações da Agência Nacional de Águas