quarta-feira, outubro 30

CPRM inaugura Litoteca de Goiânia

Inauguração da Litoteca de Goiânia

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto; os diretores Antônio Bacelar, Eduardo Santa Helena, Thales Sampaio e Roberto Ventura; e Frederico Bedran Oliveira, representando o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME), Carlos Nogueira, participaram, na terça-feira (29/10), da inauguração da Litoteca de Goiânia. O evento aconteceu no mesmo dia que Luiz Fernando Magalhães assumiu a Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), substituindo a geóloga Maria Abadia Camargo, que esteve a frente da Sureg durante 10 anos.

Manoel Barretto destacou a importância da implantação da Litoteca. Segundo ele, a inciativa terá grande relevância para alavancar o setor mineral em Goiânia, que irá contribuir para desenvolver a região. “A Litoteca é um importante centro de pesquisa e treinamento, não apenas para a CPRM, como também para empresas de iniciativa privada do setor mineral e instituições de ensino”, disse Barretto.

Obedecendo a um padrão para a rede de litotecas, foram implantadas prateleiras de armazenamento e adquiridas caixas para acondicionamento de testemunhos de sondagem, amostras de rochas e alíquotas geoquímicas. Além disso, haverá na nova litoteca ambiente para preparação de amostras para análises, sala de pesquisa, sala de treinamentos e exposições de minerais e rochas.

O diretor Antonio Bacelar afirmou que o material está à disposição para a União, governos estaduais, municipais, universidades e a sociedade em geral. “A Litoteca de Goiânia guarda um acervo importantíssimo da história geológica de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul. Esses estados, ricos em diversidade geológica, foram mapeados com coletas de rochas, concentrado de bateia, sedimento de correntes e outros”, acrescentou Bacelar.

Maria Abadia e homenageada Sara Radaelli  
Patrono da Litoteca - O geólogo Vergílio Augusto Radaelli, que iniciou a carreira na CPRM em abril de 1978 na Sureg Goiânia, foi escolhido por votação o patrono da Litoteca. Radaelli, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1967, exerceu a função de supervisor de área na gerência de Relações Institucionais e Desenvolvimento de 1996 a 2001, ocasião em que foi transferido para a Superintendência Regional de Porto Alegre.


Sara Radaelli, viúva do geólogo, e a filha foram homenageadas. Na ocasião, receberam um buquê de flores e inauguraram a placa oficial da Litoteca.