sexta-feira, outubro 11

Brasil e Holanda estudam sistemas de alerta precoce focado em água


Na cerimonia de abertura a CPRM foi representada pela 
Engenheira Andréa Germano
Para debater o planejamento e a colaboração institucional no gerenciamento de riscos e desastres relacionados à inundação, os pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Andréa Germano, Éber Pinto e Márcio Cândido, participaram, juntamente com técnicos de várias instituições brasileiras e representantes do governo holandês, nos dias 8 e 9/10, em Brasília, do II Workshop sobre “Sistemas de Alerta Precoce focado em Água”. O I Workshop foi realizado em junho de 2012, também em Brasília. 


Promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA), o encontro encerrou o programa “Governo a Governo”, uma parceria entre a Holanda e o Brasil. O evento contou com a presença da ministra de Comércio Exterior e Desenvolvimento de Cooperação dos Países Baixos, Liliane Ploumen, e vários especialistas holandeses.

Participaram das discussões técnicas os engenheiros
 Andréa Germano, Éber Pinto e Márcio Cândido
Na abertura do workshop, o presidente da ANA, Vicente Andreu, e a ministra Liliane Ploumen assinaram uma carta de intenção para a realização de um acordo de cooperação técnica na área de sistema de alertas. Em seguida, o conselheiro sênior do Instituto de Pesquisas de Água da Holanda (Deltares), Albrecht Weerts, ministrou uma aula magna sobre “Integração de Sistemas”. Weerts explicou a importância da integração entre todos os sistemas técnicos e institucionais e como essa integração funciona da Holanda.

Para os debates do evento, a bacia do rio Doce (MG/ES) e a do rio Mundaú (PE/AL) foram selecionadas como projetos pilotos, onde os técnicos fizeram a análise da cooperação interinstitucional para gerenciamento de risco nestas bacias e acompanhamento dos resultados obtidos e discussões sobre novos trabalhos.

Parcerias para estudos sobre sistemas de alerta

As parcerias entre Brasil e Holanda nos estudos sobre sistemas de alerta começaram em 2011, entre a ANA, a embaixada da Holanda no Brasil e a Agency NL/EVD do Ministério da Economia, Agricultura e Inovação dos Países Baixos. Desde então, o Brasil recebeu duas missões holandesas e enviou uma missão à Holanda, no período de 3 a 7/9 de 2013, para conhecer as experiências daquele país em gerenciamento de riscos a inundações. Na ocasião, os técnicos brasileiros visitaram regiões de inundações nas cidades de Den Haag, Rotterdam, Amsterdam e Lelystad.

Apresentação da Andréa Germano durante a missão
 brasileira na Holanda
Além do Serviço Geológico do Brasil/Ministério das Minas e Energia, também participaram dos trabalhos o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração; Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência e tecnologia, além de entidades estaduais de gerenciamento de recursos hídricos e da Defesa Civil.