sexta-feira, setembro 27

Tecnologia GeoVisionary é apresentada em Belo Horizonte

Andrew O'Keeffe fala da capacidade de integração 
de dados do GeoVisionary
Para apresentar o programa GeoVisionary, uma tecnologia de realidade virtual aplicada às geociências, foi realizado, nesta sexta-feira (27/9), um encontro na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

O programa, desenvolvido pelo Serviço Geológico Britânico em parceria com a empresa Virtalis - Virtual Reality, permite visualização em alta resolução de dados espaciais em 3D e interação virtual com o usuário. Entre as aplicações de uso está a capacidade de integração de dados para grandes regiões, nacionais ou subcontinentais.

O GeoVisionary tem capacidade para carregar dados simultaneamente em máxima resolução e integrar grandes volumes de dados de múltiplas fontes, facilitando a interação destes dados em tempo real, permitindo uma maior compreensão da diversidade dos conjuntos de dados espaciais.

Segundo o geólogo máster Francisco Abreu, da Coffey Mining, empresa representante do produto no Brasil, o objetivo da apresentação do software aos técnicos da Sureg-BH foi demonstrar as aplicações do programa, principalmente no que se refere ao poder de inserir todos os dados geológicos de superfície de um país numa mesma plataforma computacional, garantindo uma visualização integrada das várias informações existentes sobre a superfície do país. “A vantagem é que os dados que antes poderiam estar separados em diferentes plataformas podem ser inseridos no GeoVisionary para uma integração total em uma única plataforma, ou seja, podendo ser visualizados e trabalhados de forma otimizada, gerando produtos a partir de diferentes fontes e áreas do conhecimento” explicou Abreu.

A apresentação do GeoVisionary foi feita pelo representante da Virtalis, Andrew O'Keeffe, e pelos técnicos da Coffey, Pablo Mafra Reinhardt, coordenador de realidade virtual, e Allan Büch, geólogo.

Apresentação do Sigma

Também durante o encontro, os técnicos da Coffey apresentaram o programa Sigma, que é um plugin para o software ArcGis. Esse programa é utilizado como uma caderneta de campo digital, que facilita e dá rapidez aos trabalhos de campo. Esse aplicativo foi desenvolvido pelo Serviço Geológico Britânico e é de livre distribuição, trabalhando integrado à plataforma ArcGis.

Segundo os técnicos da Coffey, recentemente foi feita uma parceria com a mineradora Vale, para customizar o Sigma com vista à implantação nas rotinas de trabalho da empresa.