quarta-feira, setembro 18

Superintendência de Goiânia finaliza etapas de campo do Projeto Materiais de Construção

Atividades de lavra na região metropolitana de Goiânia

Foram encerradas no mês de setembro as atividades de campo do Projeto Materiais de Construção da Região Metropolitana de Goiânia. Os trabalhos foram finalizados após encerramento na folha Cristianópolis, e levantamento de campo junto às pedreiras, cerâmicas e cimenteira em áreas das folhas Nazário, Nerópolis e Goiânia.

A área total do projeto contemplou o estudo em 09 folhas na escala 1:100.000: Folhas Itaberaí, Nerópolis, Anápolis, Nazário, Goiânia, Leopoldo de Bulhões, Edéia, Piracanjuba e Cristianópolis, totalizando 27.000km².  


Na última etapa de campo, na folha Cristianópolis, foram avaliados pelo geólogo Edélcio Tavares de Araújo, técnico Warley Sena de Oliveira e pelo chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais (Dimini) Ruben Sardou Filho, diversos pontos de extração e potencial para areia, argila, cascalho e brita, nos municípios de Cristianópolis, São Miguel do Passa Quatro, Santa Cruz de Goiás, Bela Vista de Goiás e Piracanjuba. As pedreiras, cerâmicas e cimenteira foram visitadas pelos geólogos Edélcio e Karine Gollmann e técnico Warley Sena de Oliveira.
Dragagem de areia e aspectos da mineração da RMG 

A Região Metropolitana de Goiânia é composta por 20 municípios e uma população de 2.100.771,00 habitantes, com uma densidade demográfica de 283,83 hab/km². O crescimento populacional da Região acompanhado do ritmo acelerado da construção civil no mercado imobiliário e as obras de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vem demandando grande procura por estes insumos minerais.

O projeto terá como produto o informe de recursos minerais, dentro da programação traçada pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais com a coordenação geral do Departamento de Recursos Minerais (Derem) e Dimini.


A coordenação técnica regional do projeto é da Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi) Gilmar José Rizzotto e execução pelos geólogos Edélcio Tavares de Araújo, chefe do projeto e Karine Gollmann e os técnicos Warley Sena de Oliveira e João Rocha de Assis.