quarta-feira, setembro 25

Museu de Ciências da Terra participa da semana “Primavera dos Museus” 


O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove em todo o país a semana "Primavera dos Museus". A 7ª edição do evento apresenta o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-brasileira” que acontece de 23 a 29 de setembro. O propósito é mobilizar os museus brasileiros a desenvolverem atividades especiais, como: exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas em torno de um mesmo tema. O Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, participa da semana com visita guiada e a exposição denominada “A mão negra na mineração no Brasil” que apresenta painéis e amostras de minerais e fósseis do trabalho escravo na exploração do ouro e do diamante.


Exposição “A Mão Negra no Brasil”
Segundo o coordenador do Museu, Diógenes Campos, na exposição o visitante irá encontrar homenagem feita por José Bonifácio de Andrada e Silva ao escravo liberto Afrízio ao descrever uma variedade negra da turmalina e denominá-la afrizita; os peixes fósseis da chapada do Araripe, descritos com nomes de orixás iorubanos e os fósseis e minerais expostos. “Os painéis lembram o importante papel dos cientistas negros que deram importante contribuição às geociências: Teodoro Sampaio e Milton Santos”, conta.

Colaboradores da CPRM visitam a exposição
A exposição estará aberta para visitação até o dia 20 de novembro, quando acontece o feriado estadual do Zumbi dos Palmares.